O Opel Grandland X, o maior dos SUVs da marca de Rüsselsheim, já começa a chegar ao nosso país, com as primeiras entregas a serem agendadas para o início do mês de Dezembro.
A carroçaria destaca-se pelas linhas elegantes, mas apresenta uma personalidade própria vincada pelo "capot" agressivo, pela pintura bicolor (com o tejadilho num tom diferente) e pela assinatura luminosa futurista.
O habitáculo segue uma abordagem clássica, sobretudo ao nível da disposição dos comandos, mas é um enorme ecrã central táctil (com o sistema IntelliLink) que mais salta à vista. Destacam-se as inúmeras possibilidades de conectividade e interacção com os smartphone e as várias "ajudas à condução". Falamos do sistema "cruise control" adaptativo com detecção de peões e travagem automática, câmara 360 graus e sistema de alerta de cansaço.
Por seu turno, a oferta a gasolina é composta pelo motor 1.2 Turbo com injecção directa, construído em alumínio, que garante 130 cv de potência e 230 Nm de binário máximo. Este motor precisa de 10,1 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h e de 9,9 segundos para recuperar dos 80 para os 120 km/h, em 5ª velocidade.
Para estes dois motores está disponível uma caixa manual de seis velocidades ou uma caixa automática de oito relações.
Os preços do Opel Grandland X com o motor 1.2 turbo começam nos 29.090 euros no nosso país, sendo que os preços para as versões equipadas com o motor 1.5 turbo D arrancam nos 32.090 euros.