A Opel acaba de apresentar a versão híbrida ‘plug-in’ do Grandland X, modelo que se apresenta acima do Crossland X e Mokka X na oferta SUV da marca alemã. Denominada Grandland X Hybrid4, esta versão combina um motor térmico a gasolina 1.6 litros turbo com dois motores eléctricos, para uma potência que ascende a 300 cv.
O motor a combustão, um 1.6 de quatro cilindros a gasolina, conta com turbocompressor e injecção directa e é capaz de debitar 200 cv de potência. Por seu turno, o sistema de propulsão eléctrico é formado por dois motores que produzem o equivalente a 109 cv (80 kW) e por uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh.
O motor eléctrico dianteiro está acoplado a uma caixa automática electrificada de oito velocidades. Já o segundo propulsor eléctrico surge integrado no eixo traseiro, com um diferencial, permitindo assim obter tracção às quatro rodas.
O sistema eléctrico do Grandland X Hybrid4 é chamado a intervir em regimes mais baixos e em fases de transição. Por outro lado, o motor a combustão só entra em acção a velocidades médias e elevadas. A marca de Rüsselsheim reivindica uma autonomia de 50 quilómetros em modo eléctrico, de acordo com o ciclo WLTP.
O sistema propulsor deste modleo está disponível com quatro modos distintos – Eléctrico, Híbrido, AWD e Sport – que podem ser seleccionados pelo condutor de acordo com as necessidades da situação. No modo híbrido, o sistema faz uma gestão automática do tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo activar o modo eléctrico sempre que entra num centro urbano. Já o modo AWD activa o propulsor eléctrico do eixo traseiro para garantir o máximo de tracção.
Como não poderia deixar de ser, os tempos de carregamento variam de acordo com o tipo de carregador usado. Com uma ‘wallbox’ de 7,4 kW de potência será possível carregar a bateria em apenas uma hora e 50 minutos.
A Opel equipou o Grandland X Hybrid4 com um sistema de travagem regenerativa para recuperar a energia produzida em travagem e em desaceleração. Ao converter esta energia em electricidade, o Grandland X Hybrid consegue aumentar até 10 por cento da autonomia eléctrica.
Este modo permite ainda conduzir com apenas um pedal, desde que o condutor seleccione o modo de regeneração mais intensa, que maximiza a recuperação de energia. O travão-motor do rotor eléctrico é bastante elevado e, em tráfego normal, permite que o condutor não tenha de recorrer ao pedal de travão para reduzir a velocidade até imobilizar o automóvel.
O Grandland X Hybrid4 ficará disponível para encomenda no nosso país dentro de poucas semanas, mas a chegada das primeiras unidades só deverá acontecer no início de 2020.
A marca alemã aproveitou o lançamento do novo Grandland X Hybrid4 para nos lembrar que durante os próximos 20 meses vai lançar novas gerações dos modelos Corsa, Zafira Life, Vivaro e Mokka X, sendo que cada um destes modelos terá uma versão totalmente eléctrica.
O objectivo da Opel é que em 2024 toda a gama de modelos tenha uma versão electrificada.