A Opel acaba de mostrar as primeiras imagens oficiais do novo Corsa e fê-lo ao apresentar a sua versão eléctrica, denominada Corsa-e.
Depois do Grandland X Hybrid4, a marca de Russelsheim deu mais um importante passo na estratégia de electrificação da marca e mostrou o Corsa-e, o primeiro automóvel eléctrico a bateria que a marca alemã disponibiliza.
Isto, só por si, chegava para marcar uma posição, mas a Opel achou por bem que a sua estreia nos eléctricos a bateria fosse logo com o seu "best seller", um modelo cuja produção já ultrapassa as 13,6 milhões de unidades produzidas.
O Opel Corsa-e está equipado com um motor eléctrico que produz o equivalente a 136 cv de potência e 260 Nm de binário máximo, números que permitem uma capacidade de resposta assinalável e uma enorme agilidade. A Opel reivindica um tempo de 8,1 segundos no exercício de aceleração dos 0 aos 100 km/h, mas destaca o facto de serem precisos apenas 2,8 segundos para passar dos 0 aos 50 km/h.
A bateria de 50 kWh de capacidade garante uma autonomia de 330 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP, e pode receber carga rápida, atingindo 80 por cento da sua capacidade em apenas 30 minutos. A bateria tem cobertura de garantia de oito anos e o seu estado pode ser consultado através da app "MyOpel".
Ainda assim, importa referir que a autonomia do Corsa-e pode ser modificada pelo condutor graças a três modos de condução distintos: Normal, Eco e Sport. Tal como os próprios nomes sugerem, no modo Eco o Corsa eléctrico vai optimizar a eficiência energética, ao passo que no modo Sport vai tornar-se ainda mais dinâmico e oferecer respostas ainda mais rápidas.
Com 4,06 metros de comprimento o Corsa-e continua a ser um automóvel de cinco lugares muito prático, mas a imagem exterior foi renovada e está mais atraente, muito por culpa da linha de tejadilho 488 mm mais baixa do que o modelo anterior. Porém, a Opel garante que isso não afecta o espaço em altura no habitáculo, até porque a posição de condução é 28 mm mais baixa.
A imagem exterior é ainda marcada pela nova assinatura luminosa que assenta em faróis adaptativos de matriz de LED.
O habitáculo foi modernizado e é marcado por novos bancos forrados a couro. Mas são os dois ecrãs – painel de instrumentos digital de 7 polegadas e ecrã multimédia de 10 polegadas – que roubam todas as atenções.
Destaca-se o serviço "Opel Connect" com navegação com informações em tempo real e com ligação directa a assistência em viagem e chamada de emergência em caso de acidente.
O Corsa-e está ainda disponível com programador de velocidade adaptativo baseado em radar e sensores de flanco (uma estreia neste modelo) e com o sistema de alerta de ângulo morto.
As encomendas da sexta geração do Opel Corsa abrem dentro de poucas semanas, com a versão eléctrica Corsa-e. Mais tarde chegam as variantes diesel e a gasolina.