Vinte anos depois do lançamento do primeiro modelo, a Opel acaba de apresentar a quarta geração do modelo Zafira. Descrito como um "multi-purpose vehicle" (MPV), o novo Opel Zafira Life é proposto em três variantes com comprimentos diferentes: a mais pequena mede 4,60 metros de comprimento, a média mede 4,95 metros e a versão maior tem 5,30 metros.
O Zafira Life consegue ajustar-se a uma vasta série de preferências e abrange três segmentos distintos. A versão mais curta deste modelo concorre directamente com os monovolumes compactos e destaca-se pelas duas portas laterais de correr com comando eléctrico e sensor de pé, tal como acontece com as carrinhas Astra Sports Tourer e Insignia Sports Tourer.
A versão intermédia viu a distância entre eixos aumentada em 35 cm, para 3,28 metros, e posiciona-se no segmento dos monovolumes médios. A marca alemã destaca o espaço útil do habitáculo, o melhor acesso ao habitáculo e a capacidade de carga superior a uma tonelada. Já a versão mais longa concorre com modelos de maiores dimensões e oferece uma capacidade de carga na bagageira de 4500 litros!
O habitáculo é muito versátil e pode ser adaptado às exigências de cada utilizador. Os bancos (forrados a couro) estão montados em calhas de alumínio que permitem diversas regulações e o habitáculo foi pensado para oferecer configurações para cinco, seis, sete ou oito bancos individuais. O rebatimento das costas do banco dianteiro do passageiro permite o transporte de objectos com comprimentos superiores a 3,5 metros.
Este novo Opel Zafira conta ainda com um enorme leque de sistemas de auxílio à condução e de segurança, entre eles um sistema de "head-up display", alerta de colisão dianteira, câmara traseira, programador de velocidade activo que ajusta a velocidade de acordo com o veículo que segue à frente, sistema de alerta de cansaço e sistema de permanência em faixa.
A Opel ainda não revelou as motorizações que estarão disponíveis para este modelo e só deve fazê-lo no próximo dia 18 de Janeiro, altura em que o novo Zafira fará a sua estreia mundial no Salão de Bruxelas. Certo, para já, é que também será apresentada uma versão 4x4 desenvolvida pelos especialistas da Dangel e que em 2021 vai surgir uma versão totalmente eléctrica.