
















Tal como já acontecia no Panamera, os Porsche Cayenne mais potentes que podes comprar passam a ser híbridos "plug-in". A pouco tempo da revelação do Taycan, o seu primeiro modelo totalmente eléctrico, a marca de Estugarda revelou as versões Turbo S E-Hybrid do Porsche Cayenne e do Cayenne Coupé, que passam a contar com uma potência combinada de 680 cv.
Esta potência resulta de um motor V8 de 4.0 litros que produz 550 cv de potência e de um motor eléctrico integrado na caixa automática de oito velocidades que acrescenta mais 136 cv. Contas feitas, estamos a falar de uma potência total de 680 cv e de um binário máximo de 900 Nm.
Estes números permitem que o exercício de aceleração dos 0 aos 100 km/h seja cumprido em apenas 3,8 segundos e que a velocidade máxima esteja fixada nos 295 km/h. A Porsche reivindica um consumo médio entre os 4,8 e os 5,4 litros por cada 100 km, mas é possível percorrer 32 quilómetros em modo totalmente eléctrico.
Este conjunto está associado a uma bateria de iões de lítio de 14,1 kWh de capacidade que demora 2,4 horas a carregar numa tomada de 400V e 16 A ou seis horas a carregar numa tomada doméstica convencional.
De série, estas versões estarão equipadas com uma suspensão pneumática adaptativa, bloqueio do diferencial traseiro, sistema de travagem de alto rendimento com travões em cerâmica e sistema eléctrico de estabilização "Dynamic Chassis Control". O eixo traseiro direccional é um opcional.
A Porsche apresentou ainda a versão E-Hybrid para o Cayenne Coupé, uma variante que pode ser vista como uma alternativa mais acessível ao Turbo S E-Hybrid. Combina um motor V6 de 3.0 litros com um motor eléctrico, para um total de 462 cv e 700 Nm de binário.
Os novos Cayenne híbridos "plug-iN" já podem ser encomendados no nosso país e já têm preços conhecidos. O Cayenne E-Hybrid começam nos 99.233 euros e o Turbo S E-Hybrid nos 184.452 euros. Já a versão Coupé do E-Hybrid arranca nos 103.662 euros, ao passo que o Turbo S E-Hybrid Coupé está disponível com preços a partir dos 188.265 euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/