O novo Peugeot 308 SW chega esta semana aos concessionários nacionais com motorizações a gasolina, diesel e hibrída plug-in.
A carrinha é uma das mais fortes apostas da marca do leão, depois do sucesso que atingiu a berlina, votada Carro do Ano 2022 no nosso país.
Expressiva e com um perfil desportivo, a carrinha distingue-se pelo espaço a bordo e pela capacidade da bagageira, para um uso prático por toda a família.
O Peugeot SW foi construído a partir de uma evolução da plataforma EMP2, com novos elementos estruturais para uma maior eficiência e segurança.
Face à berlina, a distância entre eixos cresceu 55 mm, para os 2,73 metros, com o comprimento total a situar-se nos 4,64 metros e a largura nos 1,85.
Este aumento permite oferecer 129 mm de espaço ao nível dos joelhos para os ocupantes dos bancos traseiros, e maximizar a bagageira até aos 608 litros.
A essa capacidade somam-se vários espaços de arrumação, incluindo uma consola central ampla para guardar os objectos do quotidiano.
Mais baixo do que o seu antecessor, com apenas 1,44 metros de altura, a carrinha tem um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,28.
A bordo, a carrinha exibe o novo e estilizado i-Cockpit da Peugeot mas agora mais ergonómico.
O volante dispõe de comandos integrados com sensores que detectam a ausência das mãos do condutor quando usa os auxiliares de condução.
O painel de instrumentos, com um ecrã digital 3D de dez polegadas, é totalmente parametrizável e personalizável com vários modos de visualização.
O ecrã táctil multimédia, também de dez polegadas, integra o novo sistema de infoentretenimento i-Connect Advanced, com uma utilização idêntica à de um telemóvel.
Os modos de marcha dispõem de um novo controlo, a que se somam dois botões (Parking e Manual) para a caixa automática de oito velocidades.
O selector dos modos de condução – Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport – também é novo, mas dependente do tipo de motorização.
A bordo do novo 308 SW, as ajudas à condução de última geração completam a oferta tecnológica a bordo, ao melhor nível do savoir-faire da marca.
Um novo passo em direcção à condução semi-autónoma é dado com o pacote Drive Assist 2.0, que será disponibilizado em breve.
O sistema inclui cruise control adaptativo com função stop & go, nas variantes com caixa automática EAT8, e manutenção na faixa de rodagem.
A ele são adicionadas três novas funções para vias com dupla faixa de rodagem, como a mudança semi-automática de via.
Operacional entre os 70 e os 180 km/hora, ao condutor é proposto a ultrapassagem do veículo imediatamente à sua frente, para depois regressar à faixa original.
Dispõe ainda de recomendação antecipada da velocidade, e adaptação da velocidade em curva.
São cinco os níveis de equipamento para o Peugeot 308 SW com motores a gasolina e gasóleo, e motorização híbrida plug-in.
O destaque recai, obviamente, nos dois blocos motrizes electrificados com potências combinadas de 180 e 225 cv.
O Hybrid 225 e-EAT8 associa um motor 1.6 PureTech de 180 cv a um propulsor eléctrico de 81 kW (110 cv).
A caixa automática e-EAT8 de oito relações passa os 225 cv e 360 Nm às rodas dianteiras, para uma velocidade máxima de 235 km/hora.
Os consumos combinados rodam os 1,2 litros/100 km e as emissões de dióxido de carbono atinge mas 26 g/km.
A bateria de 12,4 kWh assegura uma autonomia até 60 quilómetros, com os carregamentos a fazerem-se em 1h40 a 7,4 kW a partir de uma wallbox.
Já o Hybrid 180 e-EAT8 dispõe do mesmo bloco a gasolina mas apenas com 150 cv.
A ele está associado o mesmo motor eléctrico e a mesma transmissão automática da versão hibridizada mais potente.
No domínio dos motores térmicos, a oferta no domínio da gasolina é assegurada pelos motores de três cilindros 1.2 PureTech de 110 e 130 cv.
O primeiro está ligado a uma caixa manual de seis velocidades, e ao segundo é dada a opção para a transmissão automática EAT8 de oito relações.
O diesel é composto apenas pelo bloco de 1.5 litros e quatro cilindros Blue HDi de 130 cv com transmissão manual de seis relações ou automática de oito velocidades.
Equipamento | Motorização | Preço |
Active Pack | 1.2 PureTech 110 cv CVM6 | 27.000 euros |
1.2 PureTech 110 cv CVM6 | 27.800 euros | |
1.5 BlueHDi 130 cv CVM6 | 31.100 euros | |
Hybrid 180 cv e-EAT8 | 39.150 euros | |
Allure | 1.2 PureTech 130 cv CVM6 | 30.220 euros |
1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 32.120 euros | |
1.5 BlueHDi 130 cv CVM6 | 33.500 euros | |
1.5 BlueHDi 130 cv EAT8 | 35.400 euros | |
Hybrid 180 cv e-EAT8 | 41.350 euros |
Allure Pack | 1.2 PureTech 130 cv CVM6 | 31.120 euros |
1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 33.020 euros | |
1.5 BlueHDi 130 cv CVM6 | 34.400 euros | |
1.5 BlueHDi 130 cv EAT8 | 36.300 euros | |
Hybrid 180cv e-EAT8 | 42.250 euros | |
GT | 1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 35.470 euros |
1.5 BlueHDi 130cv EAT8 | 38.750 euros | |
Hybrid 180 cv e-EAT8 | 44.700 euros | |
Hybrid 225 cv e-EAT8 | 46.200 euros | |
GT Pack | 1.2 PureTech 130 cv EAT8 | 37.520 euros |
1.5 BlueHDi 130cv EAT8 | 40.800 euros | |
Hybrid 180 cv e-EAT8 | 46.750 euros | |
Hybrid 225 cv e-EAT8 | 48.250 euros |
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