A marca do leão levantou por fim o véu àquele que pretende ser uma das apostas mais firmes nos SUV de grande porte.
O Peugeot e-5008 para sete ocupantes assume-se como totalmente eléctrico para uma autonomia a bater nos 660 quilómetros.
A gama oferecerá apenas as versões Allure e GT, complementadas por três pacotes opcionais.
A somar às opções eléctricas estão variantes mild hybrid e híbrida plug in, com os primeiros exemplares a chegarem no Outono aos concessionários nacionais.
Como já acontecia na geração anterior, o Peugeot 5008 segue os passo do "irmão" 3008 mas sem o perfil coupé que define aquele SUV mais compacto.
O "sete lugares" cresceu 15 cm para os 4,79 metros de comprimento, sendo também 5 cm mais largo (1,89 metros) e alto (1,69 metros) do que o antecessor.
Já os 2,90 metros de distância entre eixos asseguram um amplo espaço a bordo para sete pessoas.
Em termos visuais, a dianteira deste 5008 é idêntica ao 3008, com a grelha rodeada por "garras" luminosas e com os faróis delgados sobre o pára-choques.
A carroçaria evidencia vincos mais marcados nas laterais mas é atrás que estão as principais diferenças, a começar por um difusor muito mais definido.
O tejadilho é muito menos inclinado para maximizar a habitabilidade enquanto os farolins são adornados por três faixas oblíquas unidas por uma barra preta.
A compor o conjunto estão jantes aerodinâmicas em liga leve, que podem ser de 19 ou 20 polegadas.
Um dos trunfos deste Peugeot 5008 está, de forma inegável, no espaço e no ambiente tecnológico que oferece a bordo.
A atmosfera está mais moderna e acolhedora do que nunca, com materiais e acabamentos de qualidade.
Concebido para sete ocupantes, a configuração dos assentos foi modificada, com a segunda fila rebatível a estar dividida em partes desiguais.
A terceira fila assume dois bancos clássicos, com a desvantagem de já não poderem ser retirados.
A bagageira oferece 259 litros de capacidade, que sobe para 748 com a terceira fila rebaixada, e 1.815 litros com o rebatimento da linha do meio.
O posto de condução adopta a mesma fisionomia do 3008, com o painel curvo de 53 cm a combinar a instrumentação e o multimédia.
O infoentretenimento integra o ChatGPT alinhado com o comando vocal mas, nos níveis inferiores, os dois ecrãs de dez polegadas mantêm-se separados.
E, a compor a segurança activa e apoio ao condutor, estão mais de 40 sistemas que permitem a condução semi-autónoma.
O sistema Drive Assist Plus 2.0 usa todos os sensores do veículo e os dados da navegação conectada para uma condução mais efectiva e confortável.
Graças à plataforma modular STLA Medium do grupo Stellantis, o 5008 será proposto com motorizações eléctricas, micro-híbridas e híbridas plug-in.
O foco principal incide, sem surpresa, nas três opções totalmente eléctricas com motores síncronos de ímanes permanentes.
A entrada na gama faz-se com a versão base com um propulsor de 157 kW (213 cv) e 345 Nm, suportado por uma bateria de 73 kWh.
Segue-se a variante Long Range de 170 kW (231 cv) e os mesmos 345 Nm, equipada com a bateria de 98 kWh para uma autonomia até 660 quilómetros.
A versão Dual Motor, com os dois propulsores a darem tracção às quatro rodas, oferece 237 kW (322 cv) mas não é dada a autonomia da bateria de 98 kWh.
Qualquer uma das baterias é recarregável em corrente contínua a 160 kW ou a 22 kW em corrente alternada.
Para quem está ainda reticente em aderir às motorizações 100% eléctricas, a Peugeot propõe opções mild hybrid e híbrida plug-in para o SUV.
O Peugeot 5008 Hybrid 136 e-DCS6 combina o conhecido bloco turbo PureTech de 1.2 litros com 136 cv e 230 Nm.
A ele está associado uma caixa automática de seis relações com dupla embraiagem que integra um motor eléctrico de 21 kW (29 cv) e 50 Nm.
Graças à bateria de 0,89 kWh, recarregável durante a condução, esta tecnologia oferece potência e binário suplementares a baixas rotações.
Na idade, pode trabalhar até 50% do tempo de condução em modo totalmente eléctrico, com o consumo combinado a cifrar-se nos 5,8 litros/100 km.
Quanto ao 5008 Plug-In Hybrid 195, associa um propulsor eléctrico de 92 kW (125 cv) ao bloco turbo PureTech de 1.6 litros com 150 cv.
A potência máxima combinada é de 195 cv, passados ao eixo dianteiro através de uma caixa automática e-DCS7 de sete velocidades.
A bateria de 17,9 kWh assegura uma autonomia superior a 80 quilómetros "eléctricos", complementada por um reservatório para 60 litros de gasolina.
Ainda sem preços definidos para qualquer uma das motorizações e níveis de equipamento, os Peugeot 5008 e e-5008 chegam no Outono ao nosso país.
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