
















É mais um passo da marca do leão no caminho para a total electrificação da sua gama de comerciais ligeiros.
A Peugeot e-Expert é a resposta do construtor francês às limitações cada vez mais restritas no acesso ao centro das cidades, onde muitas zonas já só permitem viaturas 100% eléctricas.
O furgão apresenta-se com dois tipos de baterias de iões de lítio: a de 50 kWh tem uma autonomia de 200 quilómetros WLTP nas versões Compact, Standard e Longa. As duas últimas variantes comportam uma de 75 kWh para 300 quilómetros WLTP.
A bateria tem uma garantia de oito anos ou de 160.000 quilómetros para 70% da sua capacidade de carga.
Com um volume de carga idêntico ao das versões térmicas equivalentes, a e-Expert mantém o mesmo desembaraço na circulação citadina e extra-urbana.
O motor de 100 kW (136 cv) oferece uma aceleração instantânea (13,1 segundos dos 0 aos 100 km/hora), disponibilizando de imediato o binário de 260Nm, para uma velocidade máxima de 130 km/hora.
O motorista pode seleccionar três modos de condução – ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Power’ – e dois modos de travagem, adaptados ao tipo de regeneração de energia que se pretende.
As três versões da e-Expert estão equipadas com travão de estacionamento eléctrico, que é uma novidade neste modelo, enquanto a consola central foi completamente redesenhada.
O ecrã central, com navegação 3D TomTom Traffic, já inclui os pontos de carregamento e a distância a que eles se encontram, em função da autonomia da carrinha.
Seleccionado o menu ‘Electric’, pode-se acompanhar o fluxo de energia consumido no momento e verificar as estatísticas de consumo, permitindo ainda programar uma carga diferida.
Ainda não foram revelados os preços para cada uma das variantes da Peugeot e-Expert nem a sua data de entrada no mercado.