A espera acabou! A Mercedes
acaba de apresentar na Cidade do Cabo (África do Sul) a Classe X, a pick-up premium da marca de Estugarda.
Depois de em Outubro de 2016
nos ter mostrado o Concept Classe X, a fabricante germânica revelou ao mundo a versão final de produção, que apesar de ter perdido alguns dos elementos que brilharam no protótipo original, manteve a mesma linguagem de estilo do Concept X.
Do ponto de vista estético destacam-se as linhas dinâmicas e modernas, sendo que a Mercedes propões três propostas diferentes: Pure, Progressive e Power, com a primeira variante mais focada no trabalho, a segunda no estilo urbano e a terceira no lazer.
A secção dianteira destaca-se pela largura da grelha e pela assinatura luminosa, sendo que pode variar de acordo com o nível de design e equipamento escolhido. Na variante Pure esta secção não surge pintada, ao contrário da proposta Progressive, cuja secção frontal aparece pintada no mesmo acabamento da carroçaria. Por seu turno, a versão Power conta com um painel cromado e com um pára-choques pintado na mesma cor da carroçaria, que pode variar entre nove cores diferentes.
Avançando para a traseira, destaca-se o pára-choques cromado da variante Power. Contudo, quem optar pela versão de design e equipamento Pure vai contar com um acabamento a preto e quem escolher a proposta Progressive terá um pára-choques posterior na mesma cor da carroçaria.
O "look" premium só fica completo com as jantes, que podem ter 17, 18 e 19 polegadas, de acordo com os três níveis de design e equipamento. Mas se o design exterior faz com que esta Classe X "encaixe que nem uma luva" na gama da Mercedes, as características típicas de uma pick-up foram mantidas, pelo que esta Classe X garante robustez, funcionalidade, força e capacidades "off-road".
Avançando para o interior, a Mercedes garante que a Classe X terá um nível de equipamento e uma qualidade de acabamento sem precedentes no segmento em causa. Falamos de três tipos de acabamentos para o habitáculo, seis tipos de acabamentos para os bancos (duas variantes em pele) com várias opções de costura e duas opções de acabamento para o forro do tejadilho.
A Mercedes fala de uma proposta versátil e que chegará a pessoas "que nunca pensaram que uma pick-up premium podia encaixar nas suas vidas", sendo que cada cliente poderá adicionar elementos para adaptar esta proposta às suas exigências. Falamos de acessórios como barras laterais, "roll cage" posterior e vários tipos de soluções "off-road" e de coberturas da "caixa".
À imagem do que acontece com a restante gama de veículos da Mercedes, estarão disponíveis vários tipos de auxiliares à condução e sistemas de segurança. Falamos sobretudo do sistema de travagem automática, assistente de permanência na faixa de rodagem e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.
No que a motorizações diz respeito, a Classe X estará disponível com os motores diesel X220d e X 250d, de 163 e 190 cv de potência respectivamente. São ambos de quatro cilindros e poderão ser associados a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática de sete velocidade e a tracção 4x2 ou 4x4. Vai estar disponível um motor X 200 a gasolina com 165 cv pensado especificamente para mercados como o Dubai e Marrocos e terá apenas tracção às rodas traseiras.
Por seu turno, em meados de 2018 será apresentado o motor V6 de três litros X 350d (258 cv) apenas disponível com o sistema de tracção integral permanente 4MATIC e a caixa automática 7G-TRONIC.
A suspensão conta com um sistema de molas helicoidais e amortecedores no eixo traseiro e no eixo dianteiro o que contribui para maximizar o conforto e a estabilidade direccional. Graças ao curso permite um cruzamento de eixos bastante apreciável, o que facilita a progressão fora de estrada.
Pick-up Classe X da Mercedes chega em Novembro
O carro chega ao mercado europeu em Novembro deste ano e ainda que seja cedo falar de preços para Portugal, já se sabe que na Alemanha estará disponível a partir dos 37,294 euros. Um preço bastante abaixo do que aquele que a Classe X terá quando chegar ao nosso país.