A Morgan recriou a sua oferta automóvel vintage com um desportivo ao melhor estilo da saga Mad Max.
Trata-se do novo Plus Four CX-T, desenvolvido em parceria com a britânica Rally Raid UK, especializada em carros de competição para provas como o rali Dakar.
O novo off-road, recriado a partir do Morgan Plus Four, aproveita ao máximo as possibilidades da plataforma CX-Generation sobre a qual foi construído.
As mudanças em relação à versão de estrada são numerosas e francamente espectaculares.
A alteração mais evidente está na área traseira, substituído por uma "bagageira" para guardar duas malas Pelican impermeáveis, uma caixa de ferramentas em alumínio, dois jerrycans de combustível e duas rodas sobresselentes.
As barras de protecção têm ainda espaço para acomodar quatro faróis de longo alcance, e têm ganchos na parte superior para prender objectos de lazer como bicicletas ou pranchas de surf.
O motor é o mesmo que equipa o Morgan Plus Four: um TwinPower Turbo de 2.0 litros da BMW, com 258 cv e 400 Nm, que baixa para para os 350 Nm se tiver caixa manual.
Se o motor se mantém o mesmo, o mesmo já não se poderá dizer da restante mecânica, a começar pela parte inferior.
A altura ao solo foi aumentada para 230 mm com a instalação de uma suspensão EXE-TC de competição. Os guarda-lamas são também mais largos para acomodar novas jantes e pneus dedicados ao "fora de estrada".
Por baixo estão ainda cinco peças de protecção para salvaguardar o motor, e as partes de trás e do meio do chassis, e o sistema de escape foi modificado para ter uma saída lateral traseira.
Por dentro, as mudanças limitam-se a uma grade para fixar objectos, como uma câmara ou um telefone, ou uma luz para ler mapas, assim como um suporte para canetas e cadernos.
Uma bolsa refrigerada está colocada aos pés do "pendura" e um kit de primeiros socorros está ancorado na gaiola de segurança.
A verdade é que todas estas alterações não fazem do Plus Four CX-T uma arma invencível para ser conduzido fora do asfalto, principalmente por a tracção ser dada apenas ao eixo traseiro.
A Morgan resolveu o problema com o diferencial xDrive da BMW, com um software personalizado para tirar dele o melhor proveito.
São três os modos de condução, com a selecção Road a deixar o diferencial aberto para circular no asfalto.
A selecção All Terrain aplica um bloqueio de 45%, enquanto o All Terrain Extreme fecha por completo o diferencial e envia o mesmo binário às duas rodas traseiras.
Claro que, para uma versão tão exclusiva, não será baixo o preço pedido pelo Morgan Plus Four CX-T.
Limitado a uma produção de oito exemplares, o "fora de estrada" é proposto a partir de 170 mil libras no Reino Unido, correspondentes a cerca de 200 mil euros antes de impostos.
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