Será o Polestar 4 o modelo mais racional de toda a gama eléctrica da construtora sino-sueca?
Não é fácil a resposta mas sem dúvida que este SUV coupé junta o melhor dos dois mundos exibidos pelos Polestar 2 e Polestar 3.
Revelado esta semana no salão automóvel de Xangai, é também o mais potente e rápido da gama.
É difícil ficar indiferente às propostas eléctricas da Polestar e muito menos com o novo crossover estreado no salão automóvel de Xangai.
Com 4,84 de comprimento por 1,54 de altura e 2,14 de largura, são os três metros de distância entre eixos que fazem adivinhar um amplo espaço a bordo.
A inspiração trazida do protótipo Precept está bem visível nas suas linhas depuradas e aerodinâmicas.
Fluidas quanto bastem, como acontece com os outros modelos da marca, a dianteira parece ser mais aerodinâmica do que nunca.
Essa ideia está bem vincada na enorme entrada de ar central, ideia que prossegue nas laterais marcadas pelos guarda-lamas alargados.
A eficiência aerodinâmica é ainda realçada pelos puxadores retrácteis das portas, os vidros embutidos sem moldura e as lâminas traseiras.
O desenho da área traseira é a que cria menos surpresa mas os mais atentos verificarão que não há vidro atrás.
Para ver o que se passa, o condutor tem um retrovisor virtual a bordo, que não é mais do que um pequeno ecrã de alta definição.
As imagens são captadas em tempo real a partir de uma câmara montada na no tejadilho para um campo de visão muito mais amplo do que é normal.
O habitáculo segue a mesma filosofia do Polestar 3 para criar um ambiente sofisticado mas muito minimalista.
Os materiais interiores incluem uma malha têxtil obtida de garrafas plásticas recicladas e estofos em pele Nappa.
O ambiente luminoso é assegurado pelo tecto envidraçado, que é de série, sendo opcionais as funções fotocromáticas.
Espaço é o que não falta, principalmente para quem viaja nos bancos traseiros, que podem ser reclinados por via electrónica.
E, como "eléctrico" familiar para longas viagens, a bagageira tem 500 litros de capacidade, que podem subir aos 1.536 litros com a segunda fila de assentos rebatida.
O ecrã táctil multimédia horizontal, de 15,4 polegadas, funciona sob o sistema de infoentretenimento Android Automotive, sendo actualizável por via remota.
Atrás do volante está o painel de instrumentação de 10,2 polegadas, alinhado com um visor head-up de 14,7 polegadas no pára-brisas.
Os passageiros dos bancos traseiros também podem contar com um ecrã próprio para controlar o sistema de climatização e os serviços multimédia.
Quanto à segurança activa e apoio ao condutor, de série o Polestar 4 dispõe de 12 câmaras, um radar e 12 sensores ultra-sónicos.
Incluída está uma câmara a bordo para monitorizar os movimentos da cabeça e dos olhos do condutor e ajudar a evitar acidentes relacionados com a fadiga.
A somar ao equipamento de série estão pacotes opcionais com soluções específicas para o condutor.
O Pack Plus inclui actualizações de conforto e tecnologia, enquanto o Pack Plus Pro soma o tecto em vidro electrocromático e iluminação interior adicional.
O Pack Nappa, que pode ser acrescentado ao Pack Plus, inclui estofos ventilados em pele Nappa.
Soma-se ainda a função de massagem nos bancos à frente e altifalantes nos apoios de cabeça.
O Pack Pilot inclui o Pilot Assist com várias funcionalidades de assistência à condução.
Já o Pack Performance melhora o visual e a experiência de condução na versão Long Range Dual Motor.
Jantes de 22 polegadas, travões Brembo com quatro pistões, afinação de chassis Polestar Engineered, e detalhes Swedish Gold nos travões, cintos de segurança e tampas das válvulas dos pneus compõem o pacote.
Potência e desempenho marcam qualquer modelo da marca sino-sueca e o Polestar 4 não é excepção.
A gama é composta pelas variantes Long Range Single Motor e Long Range Dual Motor, mas sempre com a mesma bateria de 102 kWh.
Ambos incluem capacidade de carga até 200 kW em corrente contínua (bastam 30 minutos para carregar de cinco a 80%) e até 22 kW em corrente alternada.
A função de carregamento bidireccional também está incluída, assim como uma bomba de calor para pré-condicionar a temperatura do habitáculo e da bateria.
A versão com um propulsor único imprime 200 kW (272 cv) e 343 Nm às rodas traseiras, com a autonomia a chegar aos 600 quilómetros com uma única carga.
Precisa de 7,4 segundos para cumprir os zero aos 100 km/hora, com a velocidade máxima a ficar estabelecida nos 180 km/hora.
Quanto à variante com dois motores eléctricos, a potência chega aos 400 kW (544 cv) e o binário aos 686 Nm.
Só precisa de 3,8 segundos para alcançar os 100 km/hora, enquanto a velocidade máxima está limitada aos 200 km/hora.
Esta versão equipa uma suspensão semi-activa para um nível adicional de ajuste entre o conforto e a dinâmica de desempenho.
Além disso, o condutor pode optimizar os modos de condução para maximizarem a autonomia ou a dinâmica.
O modo Performance melhora a capacidade de resposta das motorizações, com a activação simultânea dos dois motores para obter a máxima potência.
O modo Range dá prioridade à eficiência, forçando apenas a utilização do motor traseiro.
Com lançamento inicial na China, o Polestar 4 deverá chegar à Europa no início do próximo ano com um preço indicativo em redor dos 60 mil euros.
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