A Volkswagen Motorsport acaba de apresentar a sua arma para os ralis, o Polo GTI R5, uma "máquina" desenvolvida a pensar nos clientes privados.
As diferenças para o Polo GTI "convencional" são mais do que muitas, a começar no exterior. Este Polo GTI R5 foi equipado com um "kit" de carroçaria mais largo e agressivo, onde se incluem pára-choques traseiro e dianteiro renovados e com tomadas de ar maiores, cavas das rodas mais proeminentes e uma enorme asa traseira para gerar carga descendente. Isto já para não falar na entrada de ar no tejadilho e nas jantes mais leves e resistentes.
Avançando para o interior, e ainda que a Volkswagen Motorsport não tenha adiantado detalhes, encontramos uma gaiola de segurança e vários equipamentos de segurança, entre eles um extintor. São detalhes obrigatórios para que este modelo seja homologado no Verão de 2018, alguns meses antes dos clientes começarem a receber as suas unidades.
Mas as diferenças não se esgotam aqui. A potência do GTI R5 é distribuída pelos dois eixos através de uma caixa sequencial de cinco velocidades, sendo que no caso do Polo GTI a potência é apenas enviada às rodas dianteiras através de uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades. Contudo, uma versão com caixa manual de seis velocidades deverá ser acrescentada ao Polo GTI em 2018.
As maiores diferenças surgem no campo das performances. Mas outra coisa não seria de esperar. O GTI R5 (pesa 1,320 kg), mais potente e com tracção integral, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, sendo que o Polo GTI de estrada precisa de 6,7 segundos para cumprir o mesmo registo