A Porsche acaba de apresentar o novo Cayenne E-Hybrid, a versão de "ligar à ficha" da nova geração do SUV da marca de Estugarda, que combina um motor a gasolina V6 de 3.0 litros com 340 cv com um propulsor eléctrico de 100 kW (o equivalente a 136 cv). A potência total combinada é de 462 cv de potência e 700 Nm de binário máximo.
Contas feitas, este Porsche Cayenne E-Hybrid consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 253 km/h. A marca alemã reivindica um consumo médio – de acordo com o ciclo NEDC – entre 3,2 e 3,4 litros aos 100 quilómetros (varia de acordo com os vários tamanhos de roda disponíveis), sendo que graças ao novo conjunto de baterias com 14,1 kWh de capacidade é capaz de percorrer 44 quilómetros em modo totalmente eléctrico. Quando usa apenas o propulsor eléctrico a velocidade máxima é limitada aos 135 km/h por questões de autonomia.
A bateria, formada por oito módulos de 13 células de iões de lítio cada, pode ser carregada numa tomada convencional em 7,8 horas. Porém, se usar uma tomada de 230 volts o tempo de carga cai para as 2,3 horas. Todo o processo de carregamento pode ser monitorizado através de uma "app" para "smartphone".
Destaca-se ainda a nova caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, o sistema de tracção integral e claro, o sistema de suspensão activa da Porsche, denominado Porsche Active Suspension Management (PASM).
Avançando para o interior, destaca-se a estreia do Head-Up Display (HUD) que projecta vários tipos de informações (a cores) no pára-brisas e o sistema Porsche InnoDrive que conta com "cruise-control" adaptativo. O configurador deste modelo tem ainda disponíveis opcionais como jantes de 22 polegadas, pára-brisas aquecido, bancos com massagem e climatização independente com comando remoto.
A estreia comercial do novo Porsche Cayenne E-Hybrid só irá acontecer lá mais para o final do mês de Maio, mas já pode ser encomendado no nosso país. Os preços começam nos 97.771 euros.