A Aston Martin acabou com todas as especulações que se geraram em torno do seu primeiro SUV e não só confirmou o nome final – Aston Martin DBX - como mostrou as primeiras imagens deste todo-o-terreno em testes.
A grelha e a assinatura luminosa dianteira carregam a mesma linguagem de estilo dos restantes modelos da marca. Contudo, as linhas são menos arredondadas do que é habitual nos "Aston" e bastante mais musculadas. Destaca-se a linha do tejadilho com uma curvatura radical na traseira, o enorme "aileron" traseiro e a zona da bagageira, junto aos faróis traseiros, bastante levantada.
O Aston Martin DBX tem mostrado aquilo que vale em terreno aberto e de acordo com a marca britânica, tem sido submetido a testes muito exigentes em asfalto e fora dele. A primeira parte deste programa de testes foi feita num troço do Rali de Gales, como se pode ver nas imagens e no vídeo que ilustram este artigo, mas também passará pelo círculo Ártico, pelos desertos do Médio Oriente, pelas famosas "Autobahn" alemãs e claro, pelo mítico Nürburgring.
Ao volante deste protótipo de testes tem estado Matt Becker, engenheiro chefe da Aston Martin, que se mostrou surpreendido com o comportamento do DBX no "terreno real": "Estou encantado com a correlação quase perfeita entre o simulador e este protótipo. Como engenheiro, o que é realmente emocionante é conseguir estas sensações. O DBX vai ser colocado à prova em todas as condições e em todos os terrenos para assegurar que oferece uma experiência de condução digna a marca".
Este modelo é tão importante para a marca britânica com sede em Gaydon que Andy Palmer, o CEO da Aston Martin, adianta que o DBX marcará um antes e um depois para a "Aston". "Ver um protótipo de desenvolvimento do DBX em acção é um momento tremendo na história do nosso primeiro SUV, é o momento em que ele ganha vida. O DBX é muito mais do que um simples SUV; será o primeiro modelo a ser construído na nova unidade de produção em St. Athan. Por isso, ele é o início de uma nova e arrojada era na longa história desta empresa", afirmou.