O ex-patrão da Lotus, Danny Bahar, revelou ontem o primeiro exemplar do "Project Panther", o superdesportivo que vai começar a construir em Modena (Itália), nas novas instalações da companhia que fundou, a Ares Design. Trata-se de uma "revisitação" do mítico De Tomaso Pantera, feita utilizando a base de um Lamborghini Huracan e começará a ser construído artesanalmente em finais de Fevereiro para cada unidade ser vendida à volta de 715 mil euros, antes de impostos… e extras!
Feito sobre a base de um Lamborghini Huracan, houve muito trabalho a nível da carroçaria que envolveu até a colocação 10 cm mais atrás do pilar A para "dar mais frente" ao Panther, o que implicou arranjar uma nova estrutura que o tornará mais rígido que o "Lambo" mas, ao mesmo tempo, mais leve em 100 kg pela utilização de painéis em fibra de carbono. O motor será o mesmo V10 mas, embora não tenham sido avançados detalhes técnicos, muito provavelmente com mais alguns cavalos que no original italiano, ou seja, com 640 a 660 cv. Não se sabe se irá manter a tracção integral do Huracan…
Característica curiosa, até por já ter caído em desuso, é a manutenção dos faróis escamoteáveis, como no carro original! "A nossa estratégia é única na indústria automóvel", referiu Danny Bahar. "Nenhuma outra empresa oferece o leque de serviços com que nós achamos conseguir satisfazer as vontades de qualquer cliente e que vão desde a personalização à construção total de modelo dos seus sonhos. O ‘Project Panther’ pode ser, por agora, o nosso carro emblemático, mas posso garantir que há muito mais para vir durante 2018!".
O Pantera teve êxito suficiente (até nos Estados Unidos) para Alejandro de Tomaso tomar o controlo de marcas como a Maserati (1976 a 1993) e a Moto Guzzi (1973 a 2000). Mas tudo se viria a descontrolar, até pela pequena dimensão da empresa que nunca teve "fôlego" para desenvolver novos produtos, numa fase em que a concorrência apertou e a evolução tecnológica acelerou. A De Tomaso acabaria por decretar falência em 2004 e, apesar de várias tentativas de recuperar o nome, nunca regressou… até aparecer este Project Panther que acaba por ser um legítimo herdeiro do velho Pantera.