O Lamborghini Aventador SVJ já fez a sua estreia oficial no Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórnia (EUA), e não desiludiu. Mas outra coisa não seria de esperar, afinal este é um dos desportivos mais radicais que alguma vez saíram da linha de montagem de Sant’Agata Bolognese.
Durante o seu desenvolvimento, este Aventador SVJ tornou-se no automóvel de produção mais rápido de sempre no Nürburgring, completando os mais de 20 quilómetros de pista em 6 minutos e 44.97 segundos (vídeo abaixo). Isto mostra o quão rápido é este "Lambo", que obrigou a marca italiana a explorar território desconhecido e a forçar os limites.
A grande estrela deste modelo é o seu motor V12 naturalmente aspirado de 6.5 litros que debita 770 cv de potência e 720 Nm de binário máximo, números que permitem a este SVJ passar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 8,6 segundos e acelerar até aos 350 km/h de velocidade máxima.
Estamos a falar de uma proposta pensada para uma utilização em pista, pelo que a Lamborghini o equipou com barras estabilizadoras 50% mais rígidas do que as do Aventador SV, bem como amortecedores 15% mais duros. Também a caixa, que continua a ser manual robotizada de uma só embraiagem, foi modificada e agora consegue enviar mais 3% de binário (por comparação com o SV) para as rodas traseiras.
O SVJ conta com tracção integral e um sistema de quatro rodas direccionais, tal como o Aventador S. A marca italiana reivindica um peso de apenas 1.525 quilos, pelo que este "monstro" apresenta uma relação peso/potência de 1,98 kg/cv.
Outra das novidades deste modelo é o sistema ALA 2.0 – Aerodinamica Lamborghini Attiva, uma versão melhorada daquela que a "lambo" estreou no Lamborghini Huracán Performante. Segundo a marca, e graças a isto, o apoio aerodinâmico do SVJ é 40% superior ao do Aventador SV, sendo que este modelo conta com entradas de ar mais largas, um fundo plano com geradores de vórtices, asa traseira e claro, um enorme difusor traseiro que obrigou a Lamborghini a subir as duas enormes saídas de escape, tal como no Huracán Performante.
Do ponto de vista estético, o Lamborghini Aventador S está longe de ser um automóvel discreto, mas este SVJ consegue torná-lo numa proposta… normal. Isto porque tudo neste Aventador SVJ é radical e mais agressivo. Destaca-se o tejadilho em fibra de carbono, a cobertura do motor com vários "rasgos", as novas saias laterais e as jantes exclusivas para este modelo montadas em pneus Pirelli P Zero Corsa.
A Lamborghini confirmou que não vai produzir mais do que 900 unidades desta versão mas adiantou que haverá uma variante ainda mais exclusiva. Denominado Aventador SVJ 63 (ver galeria), em homenagem ao ano de criação da marca, será uma série limitada a 63 exemplares que terão uma configuração única e ainda mais fibra de carbono exposta.
Não sabemos quanto esta versão especial vai custar, mas o Lamborghini Aventador SVJ na Europa tem um preço recomendado de 350 mil euros, mas a elevada fiscalidade do nosso país deve atirá-lo para lá da barreira dos 400 mil!