É o regresso dum ícone que marcou os anos 70 até meados da década seguinte: o Ford Capri está de volta às estradas europeias pelas mãos de Eric Cantona, mas apenas alimentado a electrões.
"O coupé desportivo para a família que irá injectar um pouco de alma no mundo dos eléctricos", afirma a insígnia americana, mesmo se o visual é completamente distinto do modelo original.
Nenhuma surpresa nesse sentido porque o mesmo já tinha sucedido ao Mustang Mach-E 100% electrificado, com a ligação ao pony car a fazer-se… pelo desenho dos farolins!
A caracterizar este SUV coupé, porque as suas formas assim o definem, a Ford avança com uma distância superior a 620 quilómetros entre carregamentos para a variante com tracção traseira e extensor de autonomia.
Os preços já estão definidos para o nosso país, com a entrada na gama a fazer-se a partir de 55.544 euros, mas as entregas apenas deverão acontecer no início do próximo ano.
O Ford Capri será proposto nas variantes Capri e Capri Premium, com tracção traseira ou integral, e com potências e baterias diferenciadas.
A entrada na gama faz-se com um propulsor eléctrico de 210 kW (286 cv) e 545 Nm passados às rodas traseiras, para o levar dos zero aos 100 km/hora em 6,4 segundos.
Com uma velocidade máxima de 180 km/hora, é alimentado por uma bateria NMC de 77 kWh para uma autonomia até 627 quilómetros, que baixa para 598 no acabamento superior.
Já a variante com tracção integral oferece 250 kW (340 cv) e os mesmos 545 Nm, com a bateria NMC de 79 kWh a "dar" até 592 quilómetros de autonomia na versão base, e 560 na variante Capri Premium.
A velocidade de ponta mantém-se nos 180 km/hora mas o sprint até aos 100 km/hora baixa para 5,3 segundos.
O recarregamento de dez a 80% da bateria mais pequena faz-se em 28 minutos a 135 kW em corrente contínua, baixando para 26 minutos no acumulador maior mas a 185 kW.
Na base do Ford Capri está a plataforma MEB do grupo Volkswagen mas com afinações específicas do chassis – molas, amortecedores e barras estabilizadoras – para uma condução mais dinâmica.
Quanto às dimensões, poderá contar-se com 4,73 metros de comprimento por 2,06 de largura com os retrovisores laterais abertos, para 1,63 de altura, com a distância entre eixos a fixar-se nos 2,77 metros.
As jantes em liga leve podem ser de 19 a 21 polegadas, sendo dada à escolha seis cores para pintar a carroçaria.
O interior do Capri é definido por um posto de condução em tudo idêntico ao que equipa o Ford Explorer, embora o desenho e o acabamento do volante sejam diferentes.
Os dados da instrumentação são dados através dum painel de 5,3 polegadas, com o ecrã multimédia vertical a ter 14,6 polegadas de diagonal.
A alimentá-lo está o sistema de infoentretenimento SYNC Move, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Além de ser possível ajustar a inclinação do ecrã, por trás há um espaço que fica oculto quando é baixado (e encerrado) até à sua posição inferior, uma solução que a Ford baptizou como My Private Locker.
De série poder-se-á contar com elementos como o sistema de navegação, carregador de telemóveis por indução, volante e bancos dianteiros aquecidos, sendo com regulação eléctrica e com massagem o do condutor.
Ainda de origem são o programador activo de velocidade com manutenção de faixa, assistência ao estacionamento com sensores à frente e atrás com câmara traseira.
E, como familiar que se assume, a bagageira apresenta uma capacidade superior a 570 litros para arrumar tudo o que é preciso para umas férias reparadoras.
Versão | Potência | Preço |
Capri | 286 cv RWD | 55.544 euros |
Capri Premium | 286 cv RWD | 58.614 euros |
Capri | 340 cv AWD | 62.650 euros |
Capri Premium | 340 cv AWD | 65.720 euros |
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