Pesquisa
Novos Modelos

Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!

12.54h
 
Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!
Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!
Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!

A Renault prepara-se para entrar numa nova era no campo dos veículos comerciais ligeiros… e em modo 100% eléctrico!

Renault dá nova vida aos comerciais ligeiros do passado… agora eléctricos!

Revelado que foi o Estafette em Setembro, em homenagem ao furgão lançado em 1959, são agora conhecidos as designações dos outros dois modelos modulares que completam a gama.

O primeiro mantém-se como Trafic, com o segundo a ser baptizado como Goelette. Comum às três propostas está a nova plataforma skateboard e na arquitectura SDV (Software Defined Vehicle) desenvolvida pela Ampère.

Os três comerciais ligeiros elétricos resultam duma parceria com a Flexis criada pelos grupos Renault, Volvo e CMA CGM, e desenvolvidos para responderem a todas as exigências numa ampla gama de actividades.

A nova plataforma FlexEVan representa um avanço significativo na concepção de viaturas "inteligentes" para a máxima flexibilidade, ergonomia e conectividade.

Além disso, oferece um leque alargado de personalizações e "custos de funcionamento reduzidos", como explica a Renault, garantindo simultaneamente elevados níveis de segurança e desempenho.

Recupera Goelette dos anos 50

Assumida como a quarta geração do popular furgão mas agora como E-Tech Electric, a Trafic apresenta proporções contemporâneas e um desenho monovolume que lhe dá um perfil mais limpo e dinâmico.

O aspecto geral reflecte as novas tendências estilísticas da Renault nas suas linhas fluidas e estruturadas, destacando-se o vão dianteiro curto e a distância entre eixos alargada.

A montagem das rodas nas extremidades maximizam o espaço a bordo, com o raio de viragem a ser equivalente ao dum Renault Clio, e os 1,90 metros de altura facilitam o acesso a parques de estacionamento subterrâneos.

O Goelette, que recupera o nome da furgoneta lançada em meados da década de 1950, apresenta-se nas versões chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, sem esquecer outras conversões.

A secção traseira, com farolins funcionais e elegantes, não dispõe dum equipamento específico; foi antes concebida para uma gama alargada de acessórios e características personalizadas.

Em causa estão partes estruturais capazes de acomodar uma caixa de carga fechada ou outras configurações adaptadas às necessidades específicas do utilizador.

Estafette "igual" ao protótipo

O Estafette segue as principais linhas do protótipo estreado no salão IAA Transportation Hannover em Setembro, nos 5,27 metros de comprimento e 2,60 de altura com que se apresenta.

À semelhança do Trafic E-Tech Electric, os seus 1,92 metros de largura foram pensados para facilitar as manobras nas ruas estreitas tão comuns nas áreas antigas das cidades europeias.

O pára-brisas panorâmico asseguram ao motorista a melhor visibilidade, segurança e conforto de condução enquanto a dianteira muito personalizada apresenta uma assinatura luminosa distintiva.

A facilitar o trabalho dos profissionais está a porta lateral deslizante e os estribos de ambos os lados, com a porta traseira em forma de persiana a optimizar o espaço de carga.

A protecção em preto granulado nas secções superior e inferior da carroçaria dá a ilusão do furgão ser menos alto do que realmente, transmitindo uma sensação robusta e dinâmica para o uso intensivo na cidade.

Com as motorizações e autonomias ainda por definir, a nova gama de veículos comerciais ligeiros deverá chegar ao mercado a partir de 2026.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.