Já abriram as encomendas no nosso país para o rejuvenescido Renault Mégane, a partir de 24.750 euros, sendo a principal novidade a versão E-Tech híbrida plug-in na carrinha Sport Tourer, revelada em Fevereiro, em Paris, numa apresentação onde o Aquela Máquina esteve presente.
Com três níveis de equipamento – Zen, Intens e o novo R.S. Line, que substitui o GT Line –, a estética exterior da quarta geração deste modelo foi retocada de forma visível.
Os pára-choques foram redesenhados para uma melhor aerodinâmica, complementados pela nova grelha dianteira e pelas novas jantes em liga leve.
Os faróis incorporam agora a tecnologia LED Pure Vision, que aumentam a luminosidade em 30%.
Os farolins, com "piscas" dinâmicos, e os faróis de nevoeiro são igualmente LED, com os puxadores das cinco portas a passarem a ser iluminados.
O interior está também mais refinado mas é a componente tecnológica que ganha protagonismo no habitáculo.
O Renault Mégane ganhou um novo painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, com replicação da navegação, e o sistema multimédia Easy LinkASY LINK com ecrã táctil até 9,3 polegadas.
Personalizável por cada utilizador, a navegação entre os diferentes menus é apresentada como bastante intuitiva.
Com recurso à aplicação MY Renault, através do telemóvel, é possível interagir à distância com o veículo, como a procura da sua localização, e o envio de rotas.
Através do ecrã Easy Link, ou de um botão posicionado na consola central, é possível aceder ao sistema Multi Sense, agora com novos gráficos e configurações ainda mais intuitivas.
Os quatro modos de condução (Eco, Confort, Sport e My Sense), que na variante híbrida ‘plug-in’ são apenas três, oferecem diferentes desempenhos dinâmicos do motor e das passagens das velocidades da caixa automática de dupla embraiagem EDC.
O Renault Mégane conta ainda com sistemas de ajuda à condução de última geração, destacando-se o sistema que permite a condução semi-autónoma de nível 2.
A assistência na condução em auto-estrada e trânsito combina o regulador de velocidade adaptativo com o auxiliar de condução de centragem na via, que também funciona em curva.
O sistema, que regula a velocidade entre os 0 e os 160 km/hora, mantém a distância de segurança aos veículos que circulam à frente, permitindo a paragem e arranque da viatura até três segundos sem intervenção do condutor.
Alerta de obstáculo traseiro, que indica a passagem de veículos quando está a sair do estacionamento é feita por radares, com uma cobertura de 180°.
No domínio da segurança, destaca-se ainda o sistema de travagem de emergência activa com detecção de peões, alerta de transposição involuntária de via, e avisos de fadiga, ângulo morto e excesso de velocidade, com reconhecimento dos sinais de trânsito.
O Renault Mégane E-Tech híbrido plug-in, apenas disponível na carrinha Sport Tourer, assume-se com a principal novidade da gama.
A bateria de 9,8 kWh (400V) que o equipa permite-lhe percorrer, em modo 100% eléctrico, 50 quilómetros em circulação mista ou até 65 quilómetros em condução urbano, segundo o ciclo WLTP, e até à velocidade de 135 km/hora.
O consumo, em ciclo misto, está afixado nos 1,3 litros por cada centena de quilómetros percorridos, com as emissões de dióxido de carbono a atingir 29 g/km, ainda de acordo com o ciclo WLTP.
Para além desta motorização "electrificada", a gama é completada com um motor a gasolina e outro a gasóleo.
No campo da gasolina, o bloco turbo 1.3 TCe com quatro cilindros em linha dispõe de três níveis de potência, associados a uma caixa manual de seis velocidades (115 e 140 cv) ou a uma transmissão automática EDC de dupla embraiagem com sete relações (140 e 160 cv).
Já na vertente a gasóleo, o motor turbo 1.5 dCi, também com quatro cilindros em linha, é proposto com 115 cv de potência, podendo optar-se por uma transmissão manual de seis velocidades ou automática EDC de dupla embraiagem com sete velocidades.
Para os condutores que preferem uma condução mais feroz e dinâmica, chega ao nosso país o Renault Mégane R.S, acompanhado pelo R.S. Trophy, com as diferença entre ambas as versões a encontrarem-se no chassis.
Equipados com o bloco turbo 1.8 TCe com quatro cilindros em linha e 300 cv de potência, pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou à EDC de sete velocidades.
Curiosidade? A transmissão automática oferece 420 Nm de binário contra os 400 Nm avançados pela transmissão manual.
O Mégane R.S. Trophy conta com um chassis Cup, com molas mais firmes e barras estabilizadoras mais fortes, e um diferencial auto-blocante mecânico Torsen.
Uma lâmina F1 e uma grelha dianteira em favo de mel, reforçada pelo escape duplo e uma gama de jantes de desenho exclusivo, com 17 ou 18 polegadas, dão o toque agressivo ao nível de equipamento R.S. Line tão ao gosto dos fãs do modelo.
O interior prossegue a mesma linguagem desportiva, com bancos envolventes e volante em pele perfurada com o logo R.S. Line, ambos em tons de cinzento e vermelho, rematados pelos pedais em alumínio.
Renault Mégane | Preços | Renault Mégane Sport Tourer | Preços |
TCe 115 Zen | 24.750 euros | TCe 115 Zen | 25.900 euros |
TCe 140 Intens | 26.650 euros | TCe 140 Intens | 27.800 euros |
TCe 140 R.S. Line | 28.650 euros | TCe 140 R.S. Line | 29.800 euros |
TCe 140 EDC Intens
(caixa automática) |
28.650 euros | TCe 140 EDC Intens
(caixa automática) |
29.800 euros |
TCe 160 EDC R.S. Line | 31.050 euros | TCe 160 EDC R.S. Line | 32.300 euros |
R.S. | 41.200 euros | E-Tech 160 Zen | 36.350 euros |
R.S. Trophy | 46.700 euros | E-Tech 160 Intens | 37.750 euros |
R.S. EDC
(caixa automática) |
43.400 euros | E-Tech 160 R.S. Line | 39.750 euros |
R.S. Trophy EDC
(caixa automática) |
48.900 euros | x x x x x x x x x x x x | x x x x x x x |
Blue dCi 115 Zen | 28.450 euros | Blue dCi 115 Zen | 29.600 euros |
Blue dCi 115 Intens | 29.850 euros | Blue dCi 115 Intens | 31.000 euros |
Blue dCi 115 R.S. Line | 31.850 euros | Blue dCi 115 R.S. Line | 33.000 euros |
Blue dCi 115 EDC Zen
(caixa automática) |
30.450 euros | Blue dCi 115 EDC Zen
(caixa automática) |
31.600 euros |
Blue dCi 115 EDC Intens
(caixa automática) |
31.850 euros | Blue dCi 115 EDC Intens
(caixa automática) |
33.000 euros |
Blue dCi 115 EDC R.S. Line
(caixa automática) |
33.850 euros | Blue dCi 115 EDC R.S. Line
(caixa automática) |
35.000 euros |