Pesquisa
Novos Modelos

Renault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da Alpine

16:11 - 17-05-2024
 
Renault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da Alpine
Renault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da AlpineRenault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da Alpine
Renault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da Alpine
Renault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da Alpine

Se os 200 cv oferecidos pelo novíssimo Renault Rafale E-Tech Full Hybrid lhe "sabem" a pouco, não tem que esmorecer.

Renault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da Alpine

Esta quinta-feira foi apresentado o explosivo Rafale E-Tech 4x4 de 300 cv híbrido plug-in com uma bateria de 22 kWh que lhe permite circular até 100 quilómetros em modo totalmente electrificado.

A potência adicional resulta da soma de um motor eléctrico no eixo traseiro que, associado ao 4Control Advanced, dá direcção e tracção às quatro rodas.

Ainda sem preços definidos para o nosso país, os primeiros exemplares do SUV coupé começam a chegar no Outono aos concessionários nacionais.

Tratamento visual específico

O anúncio já tinha sido feito pela Renault aquando da estreia do Rafale 100% híbrido: a gama iria ser reforçada com uma variante E-Tech híbrida plug-in com 300 cv combinados.

Além dos ganhos de potência e de binário, sem esquecer a tracção às quatro rodas, o explosivo SUV coupé ganha um visual ainda mais refinado graças ao novo acabamento imprimido pelo Atelier Alpine.

A dar cor à carroçaria está um Summit Blue Satin Metallic exclusivo, a contrastar com a asa traseira pintada em Starry Black, com o conjunto a ser realçado pelas novas jantes Chicane de 21 polegadas.

Renault Rafale ganha 300 cv sob os auspícios da Alpine

O interior também tem direito a um tratamento específico mas muito ligeiro, reflectido na cor azul dos tapetes com o A da Alpine em forma de seta.

Já a versão com acabamento Esprit Alpine, mantém o mesmo nível de equipamento já presente na sua congénere totalmente híbrida de 200 cv, incluindo as jantes em liga leve de 20 polegadas.

Mecânica e tecnologia evoluídas

Evoluída a partir da tecnologia E-Tech Full Hybrid de 200 cv que equipa o Rafale original, assim como o Austral e o Espace, a mecânica da variante E-Tech 4x4 mantém o bloco turbo de 1.2 litros.

Todavia, nesta nova configuração de 300 cv combinados, a potência do motor térmico passa de 130 para 150 cv, com o binário a aumentar de 205 para 230 Nm.

Novidade é o facto de estar associado, não a dois mas a três propulsores eléctricos, com o principal a oferecer 70 cv e 205 Nm e a unidade secundária, que actua como motor de arranque/gerador, a dar 34 cv e 50 Nm.

Montado no eixo traseiro está um terceiro motor eléctrico com 136 cv e 195 Nm a oferecer a tracção integral.

Potência e binário são passados às quatro rodas direccionais graças à tracção integral 4Control Advanced, com os zero aos 100 km/hora a fazerem-se em 6,4 segundos.

São menos 2,5 segundos do que o conseguido pelo "irmão" E-Tech Full Hybrid de 200 cv, com a recuperação dos 80 aos 120 km/hora a fazer-se em quatro segundos.

Gestão motriz apurada

A tracção em cada eixo é gerida automaticamente pelo sistema E-Tech em função das condições de condução e do respectivo modo seleccionado através da configuração Multi-Sense.

A distribuição do binário pode variar de forma instantânea entre 100% nas rodas dianteiras e 100% nas traseiras.

A Renault sublinha que, regra geral, a tracção dianteira é preferível até aos 70 km/hora, com a traseira a entrar em acção acima daquela velocidade.

A bateria de iões de lítio com 22 kWh oferece até 100 quilómetros de autonomia, sendo recarregável a 7,4 kW em corrente contínua em 2h10 dos zero aos 80% ou 2h55 para ficar completamente carregada.

A insígnia francesa afirma que o consumo do novo SUV coupé ronda 0,7 litros/100 km com a bateria plena, subindo aos 5,8 litros com ela descarregada.

A condução híbrida preditiva ajuda a maximizar o uso da energia eléctrica com os dados do mapa ligado ao Google, para analisar a topografia da estrada nos sete quilómetros seguintes.

O sistema de gestão da bateria de bateria optimiza, por antecipação, a energia necessária para alimentar o propulsor eléctrico para a maior poupança de gasolina.

Eficiência e conforto a par

Padrão no Rafale E-Tech 4x4 300 cv está o chassis 4Control Advanced com direcção nas rodas traseiras, a beneficiar das configurações específicas imprimidas pelos engenheiros do Atelier Alpine.

Os amortecedores, molas, batentes e barras estabilizadoras à frente e atrás são específicas desta versão, dianteiras e traseiras específicas.

A suspensão activa com câmara preditiva beneficia tanto a eficiência dinâmica quanto o conforto, enquanto no ecrã multimédia conta com o menu específico Chassis Control.

É nele que são ajustados os parâmetros Confort, Dynamique e Sport do sistema 4Control Advanced, assim como os níveis de amortecimento e os ângulos de direcção traseiros.

Estas definições do Agility Control estão disponíveis nos modos de condução Eco, Confort, Sport e Perso, sendo o Snow a excepção

Proposto nas linhas Esprit Alpine e Atelier Alpine, o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv começa a ser vendido neste Outono, ficando por saber o preço de cada uma das variantes.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.