Dois anos depois do seu lançamento, a Renault acaba de fazer a primeira actualização ao Koleos, que recebe um novo desenho, uma nova gama de motores, mais conforto e uma dinâmica mais apurada.
A imagem exterior é marcada por uma nova grelha mais proeminente, uma nova moldura cromada no pára-choques frontal, novas protecções no pára-choques traseiro, ponteiras de escape cromadas e uma terceira luz de travão bastante mais larga. A isto ainda se juntam novas jantes de 19 polegadas e novas cores para a carroçaria.
Quanto ao habitáculo, houve uma melhoria nos acabamentos e isso é tão verdade nas versões de entrada de gama como na versão Initiale Paris. Destacam-se os apontamentos cromados no volante, nas portas, na alavanca de mudanças e nas saídas de ar, as costuras numa cor contrastante e os tecidos dos bancos.
Com um comprimento de 4670 mm e uma distância entre-eixos de 2710 mm, o Koleos continua a oferecer uma boa habitabilidade. Destaca-se os 289 mm de espaço ao nível dos joelhos, o melhor da categoria. Na configuração de 5 lugares o Koleos oferece 579 litros de capacidade de carga, número que sobre para 1795 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O novo Renault Koleos está disponível com dois novos motores Blue dCi com 150 e 190 cv e potência. O motor 1.7 que produz 150 cv de potência e 340 Nm de binário máximo vem substituir o antigo 1.6 dCi e conta com tracção dianteira. Já o segundo, um bloco de 2.0 litros com 190 cv e 380 Nm, chega com o sistema de tracção integral All Mode 4x4-i.
Este modo de tracção total está disponível com um modelo 4x2, modo 4x4 Auto e modo Lock para bloquear o diferencial central e distribuir a potência (50:50) entre os dois eixos. A Renault reivindica uma altura ao solo de 19 cm, um ângulo de ataque de 18 graus e um ângulo de saída de 25 graus.
Em qualquer dos casos estes blocos surgem associados a uma caixa automática X-Tronic de última geração.