
















O Renault Twingo chega ao nosso mercado com um ar rejuvenescido, sem perder as suas principais valências que o tornaram um sucesso desde o seu lançamento em 1993.
Já na sua terceira geração, o citadino da marca francesa revela formas ainda mais distintas em relação à anterior versão, aliados a dois motores a gasolina de três cilindros caracterizados pelo seu dinamismo.
Com pouco mais de 3.5 metros de comprimento, o novo Twingo é proposto com os motores SCe 75 e TCe 95, com transmissão manual de cinco velocidades, para as gamas Zen e Le Coq Sportif, respectivamente.
Com 999cc de cilindrada, para uma potência de 75 cv e um binário de 95 Nm, o bloco SCe 75 reivindica um consumo, em ciclo misto, de 5,2 litros por cada centena de quilómetros percorridos.
Já o motor TCe 95 de 898 cc de cilindrada com 95 cv e 135 Nm, apresenta consumos de 5,5 litros/100 km. A motorização mais potente pode ainda ser associada à caixa automática EDC de dupla embraiagem com seis velocidades.
Pára-choques renovados, aliados a uma grelha do motor com acabamento em cromado e luzes LED, e a novas entradas de ar laterais, dão ao citadino da marca francesa um aspecto mais robusto.
Incorpora ainda novas faixas laterais, rematadas com jantes de estilo mais desportivo, e complementadas pela assinatura luminosa da marca em forma de C.
A carroçaria sofreu também um rebaixamento de 10 milímetros e levou uma nova carenagem traseira, para melhorar a sua eficiência aerodinâmica.
Em termos de equipamento de série, o Twingo é particularmente generoso em relação aos seus concorrentes mais directos.
A versão de entrada da gama Zen compreende ar condicionado manual, rádio com aplicação R & Go, faróis de nevoeiro, retrovisores exteriores eléctricos com função de desembaciamento, limitador de velocidade e volante com regulação em altura.
Quanto a opcionais, são propostos o sistema multimédia Easy Link com ecrã táctil de sete polegadas, jantes em liga leve, regulador de velocidade e alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, assim como o auxiliar de estacionamento, entre outros itens.
A edição especial Le Coq Sportif surge com as características cores da marca gaulesa de vestuário desportivo – azul, branco e vermelho –, que também são as da bandeira francesa.
Ar condicionado automático, sistema multimédia Easy Link com ecrã táctil de sete polegadas e compatível com o Android Auto e o Apple Car Play, regulador e limitador de velocidade e banco do condutor regulável em altura são alguns dos vários itens que integram de série este topo de gama.
O Renault Twingo, na versão Zen, chega aos stands por 11.760 euros, enquanto a versão Le Coq Sportif, com caixa manual de cinco velocidades, é proposta por 14.590 euros.
Esta versão especial sobe para os 16.090 euros quando equipada com caixa automática EDC de dupla embraiagem com seis velocidades.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/