O Toyota Prius nunca reuniu consenso pelo sua estética disruptiva mas esta quinta geração promete ser uma verdadeira pedrada no charco nesse campo.
Disponível na Europa apenas como híbrido plug-in, o novo sistema motriz passa agora 223 cv de potência ao alcatrão em vez dos 122 cv do seu antecessor.
A versão europeia do Toyota Prius apenas será apresentada oficialmente ao público a 5 de Dezembro.
Em jeito de antecipação, a insígnia japonesa já revelou as linhas mestras do novo híbrido plug-in para o Velho Continente.
Em termos estéticos, é notável a evolução estilística do modelo: superfícies mais simplificadas e o novo desenho dos faróis a dar-lhe um visual mais moderno.
A redução da altura em 5 cm e o recuo do tejadilho dão-lhe uma silhueta muito elegante, reforçada pela traseira completamente nova.
Sim, com esta proposta, a Toyota mostra que a eficiência aerodinâmica pode andar de mãos dadas com um design polido e de bom gosto.
Com a revisão (para baixo) das suas cotas face à versão que agora substitui, o novo Prius aproxima-se dos seus concorrentes coupé mais directos.
A altura é reduzida para os 1,42 metros e a largura aumentada em mais 2 cm, para os 1,78 metros, com o comprimento a fixar-se nos 4,53 metros.
Os quase 5 cm que lhe roubaram de ponta a ponta foram somados aos 2,75 metros de distância entre eixos, o que promete um conforto a bordo de bom nível
O interior revitalizado mostra várias semelhanças com o bZ4X, o crossover eléctrico da Toyota, a começar pelo painel de instrumentos de sete polegadas.
Num plano superior do tabliê, está o ecrã táctil multimédia de 12,3 polegadas, mantendo-se vários botões clássicos para controlar as funções principais.
A Toyota sublinha que esforçou-se por oferecer um melhor isolamento acústico e o uso de materiais de revestimento de maior qualidade.
A iluminação ambiente está agora mais presente, nem que seja para avisar o condutor em situações de risco.
Sem surpresa, é na parte mecânica que está a principal evolução do Prius, com a Toyota a afirmar que esta será a geração mais eficiente.
A propulsão é assegura por um bloco térmico a gasolina de 2.0 litros, de 151 cv, combinado com um motor eléctrico de 120 kW (163 cv).
A potência combinada chega aos 223 cv, bem longe dos 122 cv desenvolvidos pelo sistema motriz do anterior modelo.
E, apesar deste enorme aumento do potência, reflectido nos 6,7 segundos que demora a chegar aos 100 km/hora, a Toyota afirma que eficiência é superior.
A bateria de iões de lítio tem agora 13,6 kWh face aos 8,8 kWh que equipa o híbrido plug-in da geração anterior.
Esse aumento de capacidade supera os anteriores 45 quilómetros em modo eléctrico, e mesmo não dando números, diz que terá mais 50% de autonomia.
Compacta quanto baste, a bateria está agora instalada sob os bancos traseiros em vez do porta-bagagens.
Opcional continua a ser os painéis solares no tejadilho, que a marca garante poder dar energia para percorrer até 1.250 quilómetros anuais.
Ainda sem preços definidos para o mercado nacional, o novo Toyota Prius deverá chegar ao nosso país no início do Verão.
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