
















A Rivian antecipou-se à Tesla e acaba de apresentar ao mundo a R1T, uma "pick-up" totalmente eléctrica. Com estreia pública marcada para os próximos dias, no Salão Automóvel de Los Angeles, este primeiro projecto da Rivian promete agitar as águas no mercado norte-americano, marcado pela sua "paixão" por este tipo de carroçarias.
Com lugar para cinco ocupantes, a Rivian R1T é uma "pick-up" de quatro portas e destaca-se pela construção muito simples. Este modelo assenta numa plataforma própria da Rivian que a marca descreve como uma espécie de "skate" (ver galeria), já que está preparada para servir de base a qualquer tipo de veículos, entre eles um SUV de sete lugares, que também deverá marcar presença no certame californiano.
Com 5.465 mm de comprimento e 2.670 quilos de peso, a Rivian R1T está disponível com três "packs" de baterias distintos que alimentam quatro motores eléctricos, um por roda.
A variante com o "pack" de baterias de 105 kWh tem autonomia para mais de 370 quilómetros e produz o equivalente a 407 cv de potência e 560 Nm de binário. A aceleração dos 0 aos 96 km/h é feita em 4,9 segundos e a velocidade máxima está fixada nos 201 km/h.
A variante intermédia, equipada com um "pack" de baterias de 135 kWh, tem autonomia para mais de 482 quilómetros e debita o equivalente a 764 cv de potência e 1.120 Nm de binário máximo. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 96 km/h de 3 segundos e uma velocidade máxima de 201 km/h.
A bateria está desenhada para suportar carregamentos rápidos de até 160kW, o suficiente para um "ganho" de 322 quilómetros de autonomia em apenas 30 minutos de carga.
A Rivian conta com uma altura ao solo de 36 cm, um ângulo de ataque de 34 graus, um ângulo de saída de 30 graus e pode "mergulhar" em águas com até 1 metro de profundidade. Estes números fazem da R1T uma verdadeira todo-o-terreno, pelo menos na teoria, já que ainda não vimos esta "pick-up" eléctrica em acção.
Para proteger as baterias de troços mais duros, a Rivian forrou todo o solo do veículo com fibra de carbono e kevlar, pelo que acelerar a toda a velocidade pelos maus caminhos não deverá ser problema para a R1T.
De qualquer ângulo que se olhe, somos obrigados a admitir que esta "pick-up" tem um desenho "limpo" e desportivo. A imagem é marcada, sobretudo, pela assinatura luminosa dianteira e traseira, garantindo uma combinação equilibrada entre uma imagem futurista e um "look" mais clássico.
Tratando-se de um veículo totalmente eléctrico, esta "pick-up" apresenta uma capacidade de carga sem precedentes. Há um espaço de arrumação debaixo do "capot" dianteiro com 330 litros de capacidade, uma bagageira (com abertura dos dois lados) entre o habitáculo e a caixa de carga onde pode acomodar, entre outras coisas, dois sacos de golfe e claro, uma enorme caixa de carga na traseira que suporta um máximo de 800 quilos de peso.