O Renault Mégane R.S. Trophy, o Mégane mais potente de sempre, já está disponível em Portugal por um preço que começa nos 48.235 euros.
Por comparação com o Mégane R.S. "convencional", esta versão Trophy destaca-se por levar o "hot hatch" da marca francesa ainda mais longe. O mesmo é dizer que nesta variante o Mégane R.S. vê aprimoradas as suas credenciais desportivas e isso é visível tanto na imagem quanto na mecânica.
O motor 1.8 turbo de injecção directa ganhou 20 cv e levou o R.S. pela primeira vez aos 300 cv de potência. O binário máximo também ganhou 20 Nm e na versão com caixa EDC está fixado nos 420 Nm e na versão com caixa manual de seis velocidades nos 400 Nm.
Este motor, que respeita as mais recentes normas de emissões Euro6d, tem um consumo homologado médio (segundo o ciclo NEDC) de 8,1 litros por cada 100 quilómetros e permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade de ponta de 260 km/h.
Este R.S. Trophy conta com o chassis Cup de série que acrescenta uma suspensão mais firme e um diferencial autoblocante dianteiro do tipo Torsen, bem como jantes exclusivas de 19 polegadas montadas em pneus Bridgestone Potenza S001 de 245/35 R19. Poderá ainda ser equipado com um jogo de jantes mais leve denominadas "Fuji Light" que vão permitir poupar 1,8 quilos por roda. Por seu turno, as pinças de travões vermelhas são da Brembo e os discos são de 355 mm no eixo dianteiro e de 290 mm no eixo traseiro.
O peso total está fixado nos 1419 quilos e tal como acontece com a versão normal, este R.S. Trophy está equipado com um eixo traseiro direccional (4Control) que aumenta a agilidade e melhora as reacções. A baixa velocidade as rodas traseiras giram no sentido oposto das dianteiras, sendo que a elevadas velocidades passam a rodar no mesmo sentido.
O R.S. Trophy está ainda disponível com cinco modos de condução distintos que variam entre Eco, Confort, Neutro, Sport e Race. Podem ser seleccionados através do ecrã táctil de 8,7 polegadas e apresentam diferentes afinações para o sistema 4CONTROL, a sensibilidade do acelerador, a resposta do motor, a rapidez da caixa de velocidades, o som do escape e a sensibilidade da direcção.