Depois do sucesso da versão berlina, a Jaguar mostrou esta quarta-feira ao mundo a variante "carrinha" do modelo XF. Denominada Jaguar XF Sportbrake, tem chegada prevista ao mercado nacional para Outubro mas já se encontra disponível para encomenda e tem preços que começam nos 54.200 €, para a versão Prestige 2.0 diesel com 163 cv de potência e caixa maual.
Mas antes de tudo importa falar naquilo que salta de imediato à vista nesta proposta: o design exterior. Tal como seria de esperar, as semelhanças com a berlina são mais do que muitas, com a secção dianteira a ser mantida por completo. Como não poderia deixar de ser, as maiores alterações surgem ao nível da linha do tejadilho, que apesar de mais alta na parte posterior consegue manter o mesmo "look" desportivo e dinâmico que a marca já tinha conseguido na berlina.
"Como ocorre com o XF Berlina, todas as linhas do Sportbrake têm um objetivo definido e, em última instância, formam um perfil de curvas atraentes. Este proporciona ao veículo uma sensação de velocidade e um design muito dinâmico. Creio que o resultado é um veículo com uma presença tão desportiva como a da berlina, ou até mais", afirmou Ian Callum, director de design da Jaguar.
Construída sobre a mesma plataforma de alumínio da berlina, a Jaguar reivindica para esta carrinha uma distribuição de peso praticamente perfeita (50:50) entre o eixo traseiro e dianteiro, algo que juntamente com a suspensão traseira pneumática autonivelante (de série) e com a tracção integral combinada com o sistema Intelligent Driveline Dynamics (IDD) que elimina a subviragem, vai permitir melhorar a estabilidade e a experiência de condução.
Saiba tudo sobre a carrinha Jaguar XF Sportbrake
O leque de tecnologias disponível na berlina também estará presente nesta proposta Sportbrake, desde a tracção às quatro rodas até à
nova família de motores Ingenium da Jaguar Land Rover, passando pelo Sistema Dinâmico Configurável da Jaguar (opcional) que permite ao condutor ajustar com precisão a direcção, transmissão e acelerador, bem como o Sistema Dinâmico Adaptativo, que permite ajustar a configuração da suspensão.
Com 4,955 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,960 m, esta versão é 6 mm mais curta que o seu antecessor, ainda que a distância entre eixos tenha sido aumentada em 51 mm. Isto permitiu um ganho ao nível do espaço para as pernas no banco traseiro e um aumento de 15 litros na capacidade da bagageira, agora fixada nos 565 litros. Por comparação com os principais rivais percebemos que neste campo a Jaguar XF Sportbrake está muito próxima da Volvo V90 (560 litros), Audi A6 Avant (565 litros) e
BMW Série 5 Touring (570 litros), ainda que a liderança neste particular pertença à
Mercedes Classe E Estate, que oferece 640 litros de capacidade de carga. Contudo, importa referir que com os assentos traseiros rebatidos na proporção 40:20:40, o volume de carga da Sportbrake sobe para os 1700 litros.
Destacam-se ainda a tecnologia de Assistência ao Reboque e a nova Activity Key, uma pulseira utilizada para trancar o veículo enquanto pratica desporto, sem correr o risco de perder a chave principal. A altura de abertura da tampa da bagageira pode ser configurada, para evitar danos em locais com altura reduzida e pode ser accionada por gestos, tal como a cortina eléctrica que "cobre" o tejadilho panorâmico em vidro, que abre e fecha de acordo com os gestos do condutor.
O habitáculo é igualmente marcado por muitos pontos em comum com a berlina. O painel de instrumentos, por exemplo, pode ser formado pelos tradicionais ponteiros ou por um "display" digital de 12,3 polegadas e todo o interior é "iluminado" por um conjunto de luzes LED que pode assumir até 10 cores diferentes. O sistema de climatização pode ser de quatro zonas e os bancos dianteiros podem ter até 20 configurações diferentes.
No que a motorizações diz respeito, o novo XF Sportbrake estará disponível com motores a gasolina e diesel de quatro e seis cilindros. Na "equipa" dos blocos diesel "alinham" o bloco de 2.0 litros que tem três níveis diferentes de potência (163 cv, 180 cv e 240 cv) e um motor V6 de 3.0 litros com 300 cv acoplado a uma caixa automática. Por seu turno, a "oferta" a gasolina é formada por um motor de 2.0 litros que debita 250 cv de potência.
Tal como acontece com a versão berlina do modelo XF, o novo XF Sportbrake é produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Castle Bromwich, no Reino Unido, e a estreia ao público está marcada para o próximo mês de Julho, no torneio de Wimbledon, onde o tenista Andy Murray, embaixador da marca, vai ajudar a apresentar este modelo ao público britânico.
Preços
Diesel
2.0 de 163 CV; caixa manual e automática, tração traseira (desde 54.200 €)
2.0 de 180 CV; caixa automática; tração traseira e às quatro rodas (desde 58.440 €)
2.0 de 240 CV; caixa automática; tração traseira e às quatro rodas (desde 74.901 €)
3.0 V6 de 300 CV; caixa automática; tração traseira (desde 93.639 €)
Gasolina
2.0 de 250 CV; caixa automática; tração traseira (desde 61.945 €)