É, definitivamente, o segmento da moda, ao ponto de ter quadriplicado de volume de vendas desde 2015 e de todos os construtores quererem uma fatia de tão apetitoso «bolo»! Ou já têm produtos, ou estão a lançá-los ou a prepará-los… a todo o vapor. A Seat não quis ficar para trás logo agora que passa pela maior ofensiva de produto da sua história. Tinha obrigatoriamente de contemplar os chamados B-SUV e eis que joga importante trunfo sedutor com o Arona!
Mantendo a linguagem estilística que o identifica imediatamente como um Seat – em especial com algumas pistas em comum com o Ateca, o SUV colocado logo acima na gama –, o Arona consegue na perfeição aquele cruzamento visual entre o lado aventureiro dos todo-o-terreno e a componente citadina de um carro que terá os centros urbanos como a sua… primeira habitação.
Este é o segundo modelo da Seat, a seguir ao Ibiza, a utilizar a nova plataforma MQB A0 do Grupo VW – estreada pelo Ibiza, usada também pelo novo VW Polo –, cuja modularidade permite suportar os mais diversos modelos. O Arona, por exemplo, é 7,9 cm mais comprido que o Ibiza, ficando-se pelos 4,138 m, sendo ainda 9,9 cm mais alto, permitindo que os ocupantes se sentem numa posição mais elevada: mais 5 cm à frente e 6 cm atrás. Uma posição de condução do agrado de muitos condutores (e, em particular, condutoras) e que também permite entradas e saídas mais fáceis do habitáculo.
Por outro lado, a posição dos bancos pode ser um pouco mais vertical, permitindo também libertar mais espaço para as pernas dos ocupantes dos lugares traseiros. O maior comprimento proporciona também uma bagageira de maior volumetria, com 400 litros.
A nível de motorizações, o Seat Arona começará a sua carreira com três a gasolina e dois Diesel. O acesso ao B-SUV da marca espanhola faz-se pelo 1.0 TSI de 95 cv, motor de três cilindros que tem também uma versão de 115 cv, este já com caixa manual de 6 velocidades e até a opção da automática DSG. Na «equipa» da gasolina há ainda o muito recente 1.5 TSI de 150 cv (apenas na versão FR), com caixa manual de 6 velocidades.
No ainda apreciado mundo Diesel, duas propostas, com o 1.6 TDI nas versões de 95 e 115 cv, o primeiro com caixa de 5 velocidades ou, em opção, automática DSG, o segundo com caixa de 6 velocidades.
A Seat vai mostrar o Arona ao público – além de uma aparição-relâmpago, esta manhã, pelas praias de Barcelona… pendurado num helicóptero! – no salão de Frankfurt, em Setembro. A sua carreira comercial começará no último trimestre, prosseguindo aquela que é o maior conjunto de lançamentos de novos produtos da história da marca catalã! Desde o lançamento do Ateca, em 2016, que a Seat não pára e, este ano, o Arona é já a terceira novidade, depois da reformulação do Leon e do novo Ibiza! Um ritmo para prosseguir, com um SUV ainda maior que o Ateca esperado já para 2018.
Segundo o presidente da Seat, Luca de Meo, "logo que o grande SUV chegue ao mercado, a Seat terá tido um ritmo de lançamentos de um novo veículo a cada seis meses, durante dois anos e meio". Para isso, a marca realizou um investimento total de 3,3 mil milhões de euros que serão aplicados no período entre 2015 e 2019. Estratégia que parece estar já a surtir efeito pois, em 2016, a Seat atingiu os maiores lucros operacionais da sua história.