A Seat acaba de completar a gama Ateca com a introdução do nível de equipamento FR, que dá ao SUV da marca de Martorell um "look" bastante mais desportivo e um comportamento mais ágil.
O desenho final desta versão já tinha sido revelado em Maio, no Salão Automóvel de Barcelona, mas só agora ficámos a conhecer à lupa esta versão com o nível de equipamento FR, que se junta aos acabamentos Reference, Style e XCellence da actual gama Ateca.
Este FR diferencia-se do XCellence muito por culpa dos apontamentos exteriores que lhe dão uma imagem vincadamente mais desportiva. Falamos de uma grelha com um desenho próprio e com acabamento em preto mate, pára-choques dianteiro e traseiro na mesma cor da carroçaria e barras do tejadilho e frisos das janelas igualmente com acabamento preto mate.
Também as luzes de nevoeiro dianteiras receberam um tratamento exclusivo FR, que juntamente com as jantes de 19 polegadas, o spoiler traseiro e os arcos dos guarda-lamas mais salientes completam o "look" deste SUV.
Seat Ateca FR: o todo-o-terreno desportivo de 190 cv
Avançando para o habitáculo, destacam-se as soleiras das portas em alumínio com o logo FR, o volante desportivo multifunções forrado a pele e as várias aplicações em preto brilhante. Também os bancos se assumem como desportivos, com um maior apoio lateral e revestidos a Alcantara (ou em pele, em opção) e com costuras a vermelho.
O "look" interior só fica completo com os pedais em alumínio e com uma alavanca da caixa de velocidades revestida a pele e Alcantara, sendo que são as várias aplicações em preto (que contrastam com os acabamentos exteriores) que ajudam a reforçar o carácter desportivo deste Ateca FR.
Contudo, e apesar desta variante ser mais desportiva, não deixa de ser prática e funcional. A capacidade da bagageira está fixada nos 510 litros – 485 litros nas versões com tracção 4Drive – e a altura em 1,6 metros. Já o comprimento da carroçaria é de 4,36 metros e a largura de 1,84 m.
No que a tecnologia e segurança diz respeito, esta variante FR dá continuidade ao leque de sistemas de assistência à condução e de tecnologia de conectividade que já conhecemos do Ateca "convencional".
Este "look" desportivo é complementado com um novo motor, já que a fabricante espanhola aproveitou a ocasião para introduzir na gama um novo bloco de 2.0 litros turbo a gasolina de 190 cv que estará acoplado a uma caixa DSG de sete velocidades, sendo que a potência será enviada às quatro rodas através do sistema 4Drive.
Porém, estarão disponíveis propostas diesel e a gasolina de motores que variam entre os 150 e os 190 cv, sendo que podem ser combinados com transmissões manuais ou com caixas DSG, esta última disponível por opção, tal como sistema de tracção integral. Estamos a falar de um motor a gasolina 1.4 EcoTSI de 150 cv – que em Espanha começa nos 31.340 euros – e num bloco diesel 2.0 TDI CR de 150 ou 190 cv, que em Espanha arrancam nos 36.430 € e nos 40.730 euros respectivamente.