A SEAT apresentou, por fim, o Tarraco, o SUV de sete lugares que se junta ao Ateca e ao Arona. Desenvolvido em Martorell, na Catalunha, o Tarraco vai ser produzido em Wolfsburgo e representa mais uma entrada da SEAT num segmento em crescimento, algo que diz bem da importância deste modelo para a marca espanhola.
Durante o lançamento estarão disponíveis dois níveis de equipamento: Style e Xcellence. No exterior destacam-se as oito cores disponíveis (Camouflage Escuro, Branco Oryx, Prata Reflex, Azul Atlantic, Cinzento Indium, Beje Titanium, Preto Deep e Cinzento Grey), ao passo que no habitáculo o grande protagonista é o sistema "Digital Cockpit" de 10,25 polegadas, complementado por um ecrã de oito polegadas montado na consola central. Este sistema oferece várias opções de conectividade e pode, pela primeira vez num SEAT, ser controlado por gestos, tal como já acontece com outros modelos do Grupo VW.
Com 4733 mm de comprimento e 1658 mm de altura, o Tarraco é 36 mm mais longo e 3 mm mais alto que o Skoda Kodiaq, modelo que também assenta na plataforma MQB A+.
Por comparação com o "primo" Kodiaq, que tem uma bagageira com 560 litros de capacidade, este Tarraco tem um volume de carga de 700 litros, ficando apenas atrás do Peugeot 5008, que tem uma mala com 702 litros. Este número cresce para os 760 litros de o Tarraco estiver configurado com apenas cinco bancos.
No que à segurança diz respeito, este modelo conta com os mais recentes sistemas da marca espanhola, tais como assistente de permanência em faixa, assistente de travagem de emergência com reconhecimento de pessoas e ciclistas, detector do ângulo morto, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, cruise control adaptativo e u assistente de emergência que avisa o condutor caso detecte a sua inactividade ao volante, podendo mesmo accionar o sistema de travagem caso o condutor não responda.
O SEAT Tarraco chegará ao mercado com variantes a gasolina e propostas diesel, sendo que todos os motores contam com a tecnologia "Start&Stop". A gama "gasolina" é formada pelos blocos TSi de 1.5 litros e 150 cv e pelo motor de 2.0 litros de 190 cv. A primeira variante surge associada a uma caixa manual e é de tracção dianteira, sendo que a segunda variante conta com o sistema de tracção total 4Drive e com uma transmissão automática DSG-7.
A "família" diesel é composta pelos motores 2.0 TDI de 150 cv e pelo 2.0 TDi de 190 cv. O primeiro pode ser acoplado com uma caixa manual ou com uma transmissão automática DSG-7 com tracção integral, sendo que a mais potente só está disponível com caixa automática e sistema 4Drive.
A chegada do Tarraco ao mercado português só está marcada para o final de Fevereiro de 2019, mas as vendas começam já em Dezembro. Porém, ainda é cedo para falar de preços…