A SEAT apresentou no Mobile World Congress, em Barcelona, a sua visão para o "futuro da mobilidade urbana". Denominado Minimó, este pequeno eléctrico foi apresentado sob a forma de um protótipo mas a marca de Martorell já confirmou que a versão de produção chega em 2021.
Tal como a Renault fez com o Twizy, em 2012, a SEAT quis combinar as dimensões reduzidas de uma moto com o conforto e a segurança de um automóvel. O resultado é um pequeno eléctrico com 2.5 metros de comprimento e 1.24 metros de largura que ocupa apenas 3,1 metros quadrados de espaço.
Ao contrário do Twizy, este SEAT Minimó conta com uma cabine fechada, mas tal como o pequeno eléctrico francês, tem lugar para dois ocupantes (1+1), e portas que abrem na vertical, pensadas para os locais mais apertados da cidade.
Este SEAT Minimó é alimentado por um motor eléctrico (cuja potência não foi divulgada) e por uma bateria (colocada por baixo do piso do Minimó) que garante mais de 100 quilómetros de autonomia. Contudo, e graças ao sistema "battery swap", a SEAT revela que é possível trocar a bateria por uma carregada numa questão de segundos.
A SEAT aposta no mercado dos automóveis partilhados e garante mesmo que este pequeno eléctrico foi pensado e desenvolvido para responder às necessidades das cada vez mais populares empresas de "car sharing".
Apesar de ter sido apresentado no Mobile World Congress, em Barcelona, o SEAT Minimó também marcará presença no Salão Automóvel de Genebra, que abre portas na próxima semana.