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Singer uniu-se à Williams para criar Porsche 911 com 500 cv e 990 kg

18:10 - 16-11-2017
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Há muito que a Singer é conhecida por fantásticas e modernas interpretações daquele que é o modelo mais icónico da Porsche, o 911. Mas se as criações que por norma deixam as instalações da Singer em Los Angeles (EUA) são mais do que suficientes para satisfazer os desejos da maioria dos entusiastas automóveis, há sempre quem queira mais… e melhor!

E foi precisamente isso que aconteceu com Scott Blattner, que levou o seu Porsche 911 (geração 964) de 1990 até às instalações da Singer e "encomendou" uma dieta radical e um aumento de potência.

A tarefa era difícil, mas a Singer aceitou-a e até fez dela um novo programa de desenvolvimento denominado DLS, de "Dynamics and Lightweighting Study". Para lhe dar vida recorreu à Williams Advanced Engineering, à BBS, Brembo e Michelin. Mas vamos por partes. Primeiro importa falar da parceria com a Williams Advanced Engineering, que ajudou a desenvolver o motor de 4.0 litros e seis cilindros em linha naturalmente aspirado que debita 500 cv de potência, consultando Hans Mezger, conhecido engenheiro da marca de Estugarda.

Acoplado a este motor está uma caixa manual de seis velocidades em magnésio feita pela Hewland, sendo que para parar esta "fera" a Singer optou por pinças e discos Brembo.

Também o chassis e os elementos aerodinâmicos levaram o selo de aprovação da Williams Advanced Engineering e de Hans Mezger, uma vez que este aumento de potência assim exige. Destaca-se o "spoiler" traseiro mais pronunciado para gerar mais carga descendente, um enorme difusor traseiro, entradas de ar nos vidros laterais traseiros e saídas de ar nas ópticas traseiras!

Mas o derradeiro "toque" no design deste 911 são as jantes de 18 polegadas assinadas pela BBS e montadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Do ponto de vista estético é impossível apontar o que quer que seja a esta criação. E o mesmo se pode dizer do novo bloco de 4,0 litros.

Mas se bem se recorda, a "encomenda" feita por Scott Blattner não só exigia um aumento de potência como reivindicava uma dieta rigorosa no que ao peso diz respeito. E nesse capítulo a Singer voltou a cumprir! É que este 911 pesa somente 990 quilos, quase o mesmo que um Smart ForFour (970 kg)! Para esta "poupança" muito contribuíram o uso de materiais leves como o magnésio, titânio e claro, a fibra de carbono.



Escusado será dizer que o resultado final é uma "máquina" capaz de arrancar sorrisos a qualquer amante de automóveis. E a boa notícia é que a Singer vai produzir mais 75 exemplares como este… A parte má é que o preço (ainda não divulgado) deverá ultrapassar o milhão de euros antes de impostos. Mas acredite, não vão faltar candidatos para garantir uma destas obras-de-arte…
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