O Skoda Enyaq viu a sua gama alargada com três variantes Sportline iV, que levam o SUV eléctrico para níveis de desempenho mais emocionantes.
A versão mais apelativa é, sem dúvida, o Sportline iV 80x com os dois motores eléctricos a darem-lhe 195 kW (265 cv) e 425 Nm para a tracção integral.
A velocidade máxima está limitada a 160 km/hora, embora não tenha sido indicada a aceleração dos zero aos 100 km/hora.
O SUV é accionado principalmente por um motor síncrono de ímã permanente (PSM) no eixo traseiro, de 150 kW (204 cv) e 310 Nm.
À frente está um propulsor assíncrono, de 80 kW (109 cv) e 162 Nm, com inversor de pulso e caixa de engrenagens de uma velocidade numa combinação coaxial.
A alimentar o Sportline iV 80x está uma bateria de 82 kWh para uma autonomia em redor dos 500 quilómetros segundo o ciclo WLTP.
A gama Sportline é completada por mais duas versões com apenas um motor eléctrico a dar tracção às rodas traseira.
A variante iV 60, com uma bateria de 62 kWh, é capaz de debitar 132 kW (179 cv) para 390 quilómetros de autonomia.
Já o iV 80 dispõe de uma bateria de 82 kWh e uma potência de 150 kW (204 cv), sendo capaz de percorrer até 510 quilómetros com uma única carga.
As suas capacidades mais desportivas estão patentes no chassis, rebaixado em 15 mm à frente e 10 mm atrás, e nas molas e amortecedores específicos para este modelo.
A nível estético, as principais diferenças estão nos pormenores em preto brilhante nas molduras das entradas de ar do pára-choques dianteiro, e nas grelhas superior e inferior também em preto.
Os espelhos retrovisores, os caixilhos das janelas e as barras do tejadilho recebem o mesmo tratamento. Já a asa traseira tem acabamento em preto mate, enquanto o pára-choques tem um difusor em preto brilhante.
O conjunto é rematado por jantes em liga leve de 20 polegadas, que podem ser de 21 em opção, e pelos logótipos da gama.
O Enyaq Sportline iV é proposto de série com faróis full LED Matrix e farolins full LED, e volante desportivo de três raios.
O ecrã de 13 polegadas para o sistema de infoentretenimento é também padrão na gama, assim como os bancos desportivos e o tabliê em preto, com detalhes em carbono nos revestimentos.
Visor head-up com realidade aumentada, auxiliar de estacionamento e condução semi-autónoma Travel Assist são propostos como opção para complementar os sistemas de segurança e assistência à condução.
Desconhece-se a entrada da linha Sportline iV ao mercado nacional e por que preços.
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