
















A Skoda deu mais um e decidido passo rumo à electrificação com o lançamento do Kodiaq. E, a marcar esta segunda geração está uma variante híbrida plug-in com mais de 100 quilómetros de autonomia.
Mais requintado e tecnológico do que nunca, o SUV de sete lugares (que também pode ser só de cinco) está maior para dar o melhor espaço e conforto aos ocupantes.
Para o nosso país estão previstas versões micro híbridas de 150 cv e híbridas plug-in de 204 cv, já com preços definidos e reservas abertas.
A Skoda prossegue a bom ritmo a electrificação da gama: depois dos "eléctricos" Enyaq, Enyaq Coupé e do novíssimo Elroq, o Kodiaq segue os passos do Superb Combi no campo dos híbridos plug-in.
Para esta segunda geração, o SUV de grande porte exibe os primeiros elementos da nova linguagem estilística Modern Solid, com linhas rectilíneas mas com nervuras bem definidas nas superfícies planas.
A grelha de dimensões generosas, que é já imagem de marca da insígnia checa, está ladeada por ópticas divididas em dois blocos, com os faróis a poderem ser opcionalmente LED Matrix.
A definir a traseira, com um novo pára-choques como acontece à frente, estão os farolins LED com a nova assinatura luminosa em forma de C e "piscas" dinâmicos.
Não faltam molduras de plástico em preto na parte inferior da carroçaria e nas cavas das rodas, que podem ser de 18 ou 19 polegadas.
O interior é amplo quanto basta para transportar cinco ou sete pessoas, segundo a configuração escolhida, mas sempre com muito espaço e conforto a bordo.
Afinal, não é por acaso que o Kodiaq cresceu para os 4,76 metros de comprimento, com a distância entre eixos a atingir agora os 2,79 metros.
Como familiar que é, a capacidade da bagageira chega aos 745 litros na variante de cinco lugares, com a de sete a variar dos 340 aos 845 litros, sem ou com a terceira fila de bancos rebatidos.
Notável é o ambiente tecnológico e a elevada qualidade dos acabamentos que quase o colocam num patamar muito próximo das propostas das marcas premium.
O posto de condução é definido por painel de instrumentos de 10,25 polegadas, alinhado com um ecrã multimédia de 13 polegadas e, em estreia, com um visor head-up de realidade aumentada.
Logo abaixo, na parte superior da consola central, estão os novos Smart Dials com ecrãs digitais integrados para o rápido acesso às funcionalidades mais comuns como a climatização.
Pode ainda contar-se com a versão mais recente da aplicação MySkoda com ChatGPT, integrado no assistente vocal Laura, para facilitar a vida a do condutor e dos acompanhantes.
A gama Kodiaq para o nosso país é inicialmente composta pelo micro híbrido 1.5 TSI com tecnologia de 48 volts para uns globais 150 cv e 250 Nm, e caixa automática DSG de sete relações
O topo de gama é assumido pela variante híbrida plug-in com os 204 cv e 350 Nm obtidos a partir do bloco 1.5 TSI e do propulsor eléctrico de 85 kW (116 cv), e com transmissão automática DSG de seis velocidades.
A bateria de 25,7 kWh brutos oferece uma autonomia a bater nos 120 quilómetros, sendo recarregável de dez a 80% em 26 minutos a 50 kW em corrente contínua ou em 2h30 a 11 kW em corrente alternada.
Mais tarde seguir-se-á a versão diesel 2.0 TDI de 150 cv e 360 Nm nas versões de cinco ou sete lugares, e associada à mesma caixa automática do micro híbrido a gasolina.
Sem surpresas, o Skoda Kodiaq está equipado com os assistentes à condução que se esperam num automóvel moderno, e que vão bem além do sistema de infoentretenimento e respectiva conectividade.
Entre as soluções mais notáveis está o estacionamento automático, enquanto o Side Assist e Travel Assist foram devidamente actualizados.
O pacote opcional Assisted Drive com Travel Assist inclui o assistente de faixa de rodagem adaptativo e o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo e preditivo.
Motorização | Versão | Preço |
1.5 TSI 150 cv mHEV DSG (7 lugares) | Kodiaq | 43.453 euros |
1.5 TSI 150 cv mHEV DSG (7 lugares) | Sportline | 50.065 euros |
1.5 TSI 204 cv PHEV DSG | Kodiaq | 46.046 euros |
1.5 TSI 204 cv PHEV DSG | Sportline | 52.492 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?