A Skoda introduziu o modelo Scout na renovação da gama Superb, elevando o conceito da marca checa para um estilo mais aventureiro. Já presente nas linhas Kodiaq e Karoq, a nova versão que chegará ao nosso país no início do próximo ano, distingue-se dos seus "irmãos" pela maior altura ao solo, em 15 milímetros, pelas protecções inferiores da carroçaria e pelas jantes ‘Braga’ de 18 polegadas, rematado com um acabamento metalizado em tom laranja, apresentado como ‘Tangerine Orange.’
Mantendo o espírito de carro para a família em termos de espaço interior – o espaço da bagageira varia entre 660 e 1900 litros –, o Scout ganha uma apetência especial para uma condução mais aventureira fora de estrada. A tracção integral ganha aqui um papel decisivo para retirar todas as potencialidades de condução do modelo em pisos mais agrestes, ganhando ainda mais força se for ativado o modo ‘Off Road’, que surge como equipamento opcional.
Apenas duas motorizações – e logo as mais potentes – vão equipar o Scout. A primeira consiste num turbodiesel 2.0 TDI com 190 cv de potência e 400 Nm de binário, associada a uma caixa automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. Está ainda equipado com um dispositivo SCR, com recurso ao aditivo AdBlue, e filtro de partículas diesel.
Já o motor a gasolina 2.0 TSI de 272 cv, com um binário máximo de 350 Nm, também recorre à caixa de velocidades DSG7 e ao sistema de tração integral que equipa a versão turbodiesel, contando ainda com filtro de partículas. Ambas as motorizações cumprem a norma Euro 6d-TEMP de emissões poluentes.
Elementos estilísticos próprios distinguem o Scout dos modelos que compõem a gama Superb, ao nível da protecção da carroçaria e da tonalidade cromada da pintura, e dos para-choques dianteiro e traseiro, especialmente redesenhados para esta versão.
O tom mais "agressivo" do carro é reforçado pelas peças pretas em plástico que protegem as cavas das rodas e as zonas inferiores das portas, podendo ainda ser incluídas umas jantes de 19 polegadas Manaslu, em contraponto às ‘Braga’ de 18 polegadas que o equipam de série.
No habitáculo, sente-se a exclusividade do modelo, com a inclusão de vários componentes a imitarem o efeito da madeira, e com os pespontos contrastantes do tecido dos bancos. Em opção, o condutor pode escolher bancos revestidos num misto de couro e Alcantara, com pespontos contrastantes em castanho.
E, como carro de família que se assume, o Superb Scout oferece espaço suficiente para arrumar "quase" tudo o que há em mente, graças a uma bagageira com 660 litros de capacidade, que pode chegar aos 1950. A abertura do porta-bagagens é facilitada por acionamento eléctrico, havendo ainda a opção de poder ser accionada com o pé ao passa-lo por baixo do para-choques.
O Skoda Superb Scout, nas suas duas motorizações, deverá chegar ao nosso mercado no início do próximo ano.