Chama-se Smart #1 e é o modelo de maior dimensão alguma vez construído pela parceria entre a Mercedes-Benz Group e a chinesa Geely. Novidade absoluta é o facto de ser também o primeiro modelo a ser criado de raiz como 100% eléctrico.
O crossover está já em testes aerodinâmicos e foi a própria marca a revelar as primeiras imagens do carro completamente camuflado.
Bem no norte da China, o Smart #1 revelou uma excelente capacidade de resistência face a temperaturas negativas, como explica a marca.
Em análise esteve o comportamento do sistema de controlo de temperatura da bateria, para assegurar a sua capacidade plena em condições extremas.
Foi ainda submetido a complexos testes de estrada com neve e gelo, em condições semelhantes à condução urbana no Inverno.
Ao mesmo tempo, os puxadores ocultos nas portas estão equipados com uma função "quebra-gelo" para facilitar a abertura.
Em termos estéticos, não se percebem grandes diferenças face ao protótipo Concept #1 revelado em Setembro no salão automóvel de Munique.
As dimensões mantêm-se nos 4,29 metros de comprimento por 1,91 de largura e 1,70 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,69 metros.
Quanto à estética, as diferenças face à gama da Smart não poderiam ser mais distintas, apoiada na nova filosofia estilística Sensual Producty.
A dianteira é marcada por linhas francamente aerodinâmicas, com os faróis afilados a serem ligados por uma barra luminosa.
A resistência ao vento e ao ruído foram significativamente optimizadas, para uma maior eficiência energética, conforto e autonomia.
E, para assegurar um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29, os puxadores estão ocultos nas portas e dispõem da função "quebra-gelo" para facilitar a sua abertura.
"O Smart #1 combina na perfeição a tecnologia de condução eléctrica com a qualidade premium", assinala Daniel Lescow, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas globais da Smart Automobile Co.
O novo crossover terá a sua estreia mundial no final deste ano, e os primeiros exemplares chegam em 2023 ao mercado.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?