Está oficializada a entrada do novo Smart #1 no mercado nacional, com a apresentação das duas variantes que poderão ser pré-encomendadas a partir de Setembro, com entrega das primeiras unidades em Março de 2023.
Proposto nas versões Launch Edition e Premium Line nesta fase inicial de lançamento, é o primeiro exemplo da reconfiguração da marca para a mobilidade 100% eléctrica.
Embora propriedade do grupo Mercedes-Benz, o crossover urbano não partilha a plataforma com qualquer um dos modelos totalmente eléctricos da marca germânica.
Em alternativa, foi feito um acordo estratégico com a chinesa Geely Automobile para construí-lo sobre a nova plataforma SEA (Arquitectura de Experiência Sustentável).
Contra os micro-citadinos que ainda fazem parte do portefólio da marca, o Smart #1 não poderia ser mais diferente, a começar logo pela sua estética e pelas suas dimensões.
São 4,27 metros de comprimento por 1,82 de largura e 1,64 de altura, com a distância entre eixos a situar-se nos 2,75 metros.
O estilo é minimalista quanto baste, patente nos faróis e nos farolins em forma de Y, ligados por uma fina faixa luminosa, com o conjunto a mostrar uma postura robusta em estrada.
O tejadilho panorâmico é de série e as portas não têm moldura, com os puxadores escamoteáveis a "saltarem" quando a chave é aproximada do carro.
A grelha dianteira é do tipo activo, o que significa que se fecha quando não é necessário refrigeração, para assegurar um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29.
As jantes em liga leve são de 19 polegadas de origem, para receber pneus de baixo perfil com a medida de 235/45.
Face a estas dimensões generosas, não surpreende que o Smart Hashtag One, como se lê em inglês, ofereça um espaço amplo a bordo, tendo as famílias jovens e urbanas como um dos seus principais públicos-alvo.
O porta-bagagens, com 273 litros de capacidade, cresce para os 411 litros ao deslizarem-se para a frente, até 13 centímetros, os bancos traseiros.
A bagageira dianteira tem apenas 15 litros, mas o espaço é suficiente para guardar os cabos de carregamento.
O ambiente a bordo é tecnológico quanto baste, como acontece nas propostos dos principais concorrente com que terá de disputar o mercado.
Atrás do volante, há um painel de instrumentos digital de alta resolução com 9,2 polegadas e um visor head-up de dez polegadas.
O destaque, no entanto, está mesmo no ecrã táctil central de 12,8 polegadas com gráficos tridimensionais, sempre ligado à internet para as mais variadas actualizações remotas.
Nele está um completo sistema de infoentretenimento com navegador, ar condicionado ou até mesmo um avatar desenvolvido com inteligência artificial.
Para além do reconhecimento de comandos vocais do condutor, suporta linguagem coloquial e é capaz de "aprender" certos hábitos e expressões ao longo do tempo.
O Smart #1 incorpora também um pacote muito completo de sistemas de segurança activa e apoio à condução semi-autónoma de nível 2, embora a par do que já existe no mercado.
Controlo adaptativo de velocidade de cruzeiro com Stop & Go, manutenção de faixa e travagem automática de emergência em cidade com reconhecimento de peões e ciclistas são algumas das funções incluídas.
A elas somam-se o sistema de detecção de viaturas no ângulo "morto" e os assistentes de estacionamento automático e de "máximos".
Em estrada aberta ou na cidade, espera-se um Smart #1 ágil e desenvolto, apesar dos 1.820 quilos que pesa em vazio.
O motor eléctrico de 200 kW (272 cv) e 343 Nm a dar tracção às rodas traseiras atiram o crossover para uma velocidade máxima de 180 km/hora, desconhecendo-se quanto demora a cumprir os zero aos 100 km/hora.
A alimentar o sistema motriz está uma bateria de 66 kWh, concebida para uma autonomia que pode chegar aos 440 quilómetros mas que está ainda dependente de homologação.
O carregamento de dez a 80% faz-se em menos de 30 minutos de dez a 80% num posto rápido de 150 kW, demorando cerca de três horas se for através de uma wallbox a 22 kW.
Quer a versão Launch Edition, limitada a mil exemplares, quer a variante Premium Line podem ser pré-encomendadas a partir de 1 de Setembro,
Os preços não foram divulgados na apresentação oficial do Smart #1 realizada em Lisboa na sexta-feira, mas foi confirmada a entrega dos primeiros exemplares a partir de Março do próximo ano.
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