
















Os automóveis eléctricos alimentados por painéis solares são uma ideia antiga mas estão mais perto da realidade do que nunca, e tudo graças à Sono Motors, uma "start-up" alemã com sede em Munique.
O Sion, como é conhecido, tem 330 células solares no tejadilho, "capot" e nos painéis laterais e traseiro. A capacidade das baterias varia entre as 35 e as 45 kWh e, segundo a Sono Motors, poderá garantir uma autonomia de 250 quilómetros.
O Sion é uma espécie de painel solar sobre rodas, mas está longe de ser apenas um veículo eléctrico. Também é capaz de fornecer energia, entre 2,7 e 7,6 kW, dependendo da ficha usada, detalhe que certamente agradará aos amantes de campismo.
No que a prestações diz respeito, este Sion será capaz de acelerar até aos 140 km/h, graças ao motor de 80 kW (o equivalente a 109 cv) que o equipa. Porém, estes valores não estão fechados, já que a Sono Motors continua a desenvolvê-lo.
A produção arranca no segundo semestre do próximo ano e tal como aconteceu com a Tesla no seu início, o financiamento do projecto resulta das encomendas que se fazem de forma antecipada. Mais de 6600 pessoas já adiantaram dinheiro para reservar a sua unidade, que será colocada à venda por 16 mil euros, antes de impostos e com regime de aluguer de baterias. Quem quiser comprar as baterias terá de desembolsar outros 4 mil euros.
Para Laurin Hahn, um dos co-fundadores da Sono Motors, o Sion pode não ser um carro convencional para pode disfrutar das mesmas comodidades. Tem ar-condicionado, sistema de info-entretenimento com um enorme ecrã central, airbags, conectividade com o smartphone e até incluiu um filtro de habitáculo biológico, feito com musgo que não requer nenhum tipo de manutenção.