No passado mês de Setembro a Mercedes apresentou o novo Mercedes-AMG A35 4MATIC, o modelo mais barato da família AMG e uma versão ligeiramente menos agressiva e potente que o A45 AMG, que só chegará ao nosso país durante o segundo trimestre do próximo ano. Agora, alguns meses depois, soubemos o preço: desde 62.500 euros!
O aspecto "tuning" poderá não agradar a todos, mas estamos seguros que serão muitos mais os que se vão identificar (e apaixonar!) pelo desenho de corte agressivo, vincado em elementos como a grelha dianteira "twin-blade", o "splitter" dianteiro (e os apoios laterais), o "spoiler" traseiro, o enorme difusor incorporado num pára-choques que conta com duas enormes saídas de escape e claro, as jantes de 19 polegadas com assinatura AMG.
O "look" desportivo continua dentro do habitáculo, onde saltam à vista vários elementos em fibra de carbono e os já habituais dois ecrãs tácteis da marca de Estugarda, que tomam conta de grande parte da consola. Um assume funções de painel de instrumentos digital, o outro serve de terminal para o sistema MBUX, estreado no novo Mercedes Classe A, que continua a contar com o já conhecido comando vocal "Hey Mercedes".
O Mercedes-AMG A35 4MATIC é alimentado por um motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros que produz 306 cv de potência (às 5.800 rpm) e 400 Nm de binário máximo (entre as 3.000 e as 4.000 rpm).
Este bloco surge associado a uma caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem (AMG Speedshift DC7-7G) e ao sistema de tracção integral 4MATIC, que ajusta a potência enviada para cada roda de forma a optimizar a tracção em cada momento.
A velocidade máxima deste A35 AMG 4MATIC está electronicamente limitada aos 250 km/h, sendo que a Mercedes reivindica uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 4,7 segundos. Quanto aos consumos, os valores médios anunciados variam entre os 7,3 e os 7,4 litros por cada 100 km, mas escusado será dizer que num carro com o DNA desportivo deste AMG, serão números difíceis de cumprir.
Na fase de lançamento estará disponível uma versão especial "Edition 1" – limitada a apenas 18 meses – que propões vários elementos estéticos exclusivos. Destaca-se o "pack" aerodinâmico AMG, que acrescenta, entre outras coisas, uma enorme asa traseira, e o "pack" AMG Night, bem como a pintura "Azul Denim" que contrasta com elementos em "Tech Gold".
Destacam-se ainda as jantes em liga leve de 19 polegadas com um acabamento polido, bancos AMG Performance e o volante AMG com apontamentos em alumínio. Podem ser meros pormenores, mas a verdade é que ajudam a vincar o carácter desportivo desta proposta. Mas isso tem um custo: 8.100 euros a somar aos 62.500 euros do AMG A35 "normal".