Na apresentação em detalhe da nova geração do Ford Focus centrámo-nos, essencialmente, na berlina de cinco portas que será a primeira versão a chegar ao mercado nacional, em Outubro. Mas vejamos agora as outras duas variantes que virão um pouco mais tarde e que também terão os seus adeptos: a Station Wagon (carrinha) será, certamente, uma das versões mais populares, devendo chegar antes do final do ano, um a dois meses depois da berlina; e a nova versão Active é um "piscar de olho" ao mundo dos "crossovers", com maior altura ao solo e ar mais aventureiro, embora só seja esperada já no decorrer de 2019.
O aumento das cotas da mala parece muito ligeiro, mas foi o suficiente para a Ford anunciar que, agora, a Station Wagon poderá acolher em excelentes condições uma caixa de transporte para um cão. Quanto ao rebatimento das costas dos bancos, passa a poder ser feito a partir da bagageira, através de um botão da função Easy Fold Seats. Outros detalhes práticos desta carrinha é o espaço sob o piso da bagageira para guardar a chapeleira quando não está a ser usada e o sistema arranjado para facilitar a sua remoção, além do sistema opcional de mãos-livres que permite abrir o portão traseiro passando o pé sob o pára-choques traseiro.
Já no que respeita ao Focus Active, é mais uma versão que aparece na sequência da ofensiva da Ford, transversal à sua restante gama, para oferecer produtos virados para uma clientela mais jovem ou com um estilo de vida mais activo. Não pretende, obviamente, passar por SUV nem mesmo por "crossover", pois as diferenças para a berlina são mínimas, mas ganhar um ar totalmente distinto, mais aventureiro, com as alterações introduzidas.
A estética joga na perfeição com o aumento da altura ao solo, situado nos 30 milímetros. Também as suspensões sofreram afinações específicas para manter o Focus Active bem agarrado ao asfalto, afinal, o "habitat" onde passará grande parte do seu tempo… Além da maior altura ao solo, outros sinais de diferença são as protecções em preto nas abas dos guarda-lamas e embaladeiras, as protecções inferiores à frente e atrás em cor contrastante (prateado) e o desenho específico da frente.
Segundo a Ford, com o Focus Active deverá suceder o mesmo que aconteceu com o Ka+ e o Fiesta Active que chegaram ao mercado vários meses depois dos seus equivalentes… "civilizados". Não se espera, por isso, que o Focus Active esteja disponível a não ser já no decorrer de 2019.