A nova geração do Chevrolet Corvette já foi apresentada e, pela primeira vez na história, conta com uma configuração de motor central para ‘atacar’, de vez, os rivais europeus.
Desde que foi lançado, em 1953, a arquitectura do Corvette nunca mudou: motor dianteiro e tracção traseira. Para esta nova geração a receita original foi esquecida e o superdesportivo norte-americano passa a equipar um V8 de 6.2 litros montado entre o lugar do condutor e o eixo traseiro.
Esta nova configuração de motor central deixou o Corvette mais longo (4630 mm), mais largo (1.933 mm) e mais pesado (1.527 kg) do que o Corvette da geração anterior.
Quanto ao motor, trata-se de um bloco V8 atmosférico de 6.2 litros que produz 495 cv de potência e 637 Nm de binário máximo. O resultado é um "monstro" capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos.
Este motor surge associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades e a um diferencia autoblocante controlado electronicamente. Ainda assim, já há rumores que sugerem que em breve haverá um "Vette" com um bloco V8 biturbo bastante mais potente e que até poderá aparecer uma versão híbrida, ou não houvesse uma bagageira na dianteira capaz de acomodar um… motor eléctrico!
Mas especulações à parte, importa dizer que este Corvette C8 mantém o tecto targa, duas bagageiras (à frente e atrás) e um pacote aerodinâmico que pode gerar até 181 quilos de força descendente em curva.
Mas aquilo que mais salta à vista é o desenho do habitáculo, muito diferente daquilo a que a Corvette nos tem habituado e totalmente orientado para o condutor. Destacam-se os acabamentos de maior qualidade, os apontamentos cromados e claro, uma faixa na consola central que reúne quase todos os comandos.
A Corvette ainda não anunciou os preços para a Europa para este novo Corvette Stingray, como será chamado na sua versão base, mas deve fazê-lo em breve, já que o início da comercialização está marcada para o início do próximo ano.