Tal como prometido, a Tesla apresentou esta madrugada o Tesla Model Y, um novo SUV compacto eléctrico que tem como missão chegar a um público mais amplo, tal como aconteceu com o Tesla Model 3.
O Model Y vem completar a denominação da gama S3XY (ver galeria) há muito anunciada por Elon Musk e quer "atacar" um dos segmentos em maior crescimento na indústria automóvel, o dos SUVs compactos. Para isso, a marca com sede na Califórnia pegou na fórmula do bem sucedido Model X e combinou-a com as linhas exteriores do Tesla Model 3, modelo com quem o Model Y partilha a plataforma.
A Tesla não anunciou as medidas exteriores do Model Y, mas revelou que terá três filas de bancos, lugar para sete ocupantes e um espaço de carga de 1.868 litros com os bancos traseiros rebatidos. O Model Y mantém o mesmo tejadilho de vidro do Tesla Model X, mas não adoptou as portas "asas de gaivota" que tantas atenções despertam no SUV de maiores dimensões da Tesla.
Não foi divulgada qualquer informação relativa aos motores e às potências das baterias, mas sabe-se que a gama do Model Y será dividida em quatro versões distintas: Standard Range, Long Range Dual Motor AWD e Performance.
Standard Range: Disponível nos Estados Unidos na Primavera de 2021, por 39 mil dólares, terá 370 km de autonomia (ciclo EPA), uma velocidade máxima de 193 km/h e vai passar dos 0 aos 96 km/h em 5,9 segundos.
Long Range: Chega aos EUA no Outono de 2020 com um preço que começa nos 47 mil dólares. Tem uma autonomia anunciada de 483 quilómetros (ciclo EPA), uma velocidade máxima de 210 km/h e vai passar dos 0 aos 96 km/h em 5,5 segundos.
Dual Motor AWD: Disponível no Outono de 2020 por 51 mil dólares, terá 450 km de autonomia (EPA), uma velocidade máxima de 217 km/h e fará um registo dos 0 aos 96 km/h de 4,8 segundos.
Performance: Terá uma autonomia de 450 quilómetros (ciclo EPA), vai chegar aos 241 km/h e vai necessitar de apenas 3,5 segundos para acelerar dos 0 aos 96 km/h. Chega no Outono de 2020 aos EUA e terá um preço base de 60 mil dólares.
O Autopilot continuará a não ser um equipamento de série e vai custar 3 mil dólares na hora da reserva ou 4 mil dólares se o pedir mais tarde. Contudo, se quiser a versão mais avançada do Autopilot, que conta com o controlo na "app" Summon, sistema Autopark e reconhecimento de semáforos e sinais o preço sobe para os 5 mil dólares no acto da reserva e 7 mil dólares se for pedido mais tarde.
Em Portugal ainda não é possível reservar o Model Y, mas aqui ao lado, em Espanha, já se sabe que a versão "Dual Motor AWD" chega em 2021 e começa nos 61.980 euros, a variante "Performance" arranca nos 69.980 euros e a proposta "Long Range" chega em 2022 com um preço base de 56.980 euros.
Para reservar um destes modelos é necessário um depósito de 2 mil euros (2.500 dólares nos EUA), reembolsáveis caso decida cancelar a encomenda. É uma mudança considerável face aos restantes modelos da marca (à excepção do Roadster), já que Elon Musk pedia apenas 1.000 dólares para a reserva de qualquer um dos seus outros modelos.