Arrancou esta quarta-feira a produção do novo Opel Mokka que se passou a chamar… Mokka X. O pequeno SUV da marca alemã sofreu uma profunda "lavagem de cara" para prosseguir uma história de sucesso europeu… mal conhecida em Portugal: entre nós o Mokka é vítima da inenarrável regulamentação das portagens, recebendo classificação de Classe 2, apesar dos compactos 4,28 m de comprimento, o que justifica uma discreta carreira comercial…
No resto da Europa, contudo, o Mokka tem feito muito pela Opel, estando logo atrás dos "best-sellers" Renault Captur e Peugeot 2008 no crescente segmento dos SUV urbanos. Desde o seu lançamento, no Outono de 2012, este modelo produzido em Saragoça (Espanha) já ultrapassou as 600 mil encomendas!
Mas, num nicho tão ferozmente competitivo, estava na altura de introduzir novidades e a primeira foi mudar-lhe a designação para Mokka X, sendo o "X" um "acrescento" com que a Opel passará a identificar versões que têm a capacidade de circular fora do asfalto. E isso o Mokka consegue com alguma facilidade, até por propor uma versão 4x4, com a motorização a gasolina mais potente, o 1.4 turbo de 153 cv.
Nesta modernização de visual, o Mokka X ganha uma dianteira com ar mais imponente e mais de acordo com a restante família da marca alemã, nomeadamente com a imagem do novo Astra. O pára-choques é agora mais envolvente, salientando a grelha e a protecção inferior do carter. Já na traseira as alterações são mais ligeiras.
A consola central marca a principal evolução do interior, com os muitos botões a serem substituídos na sua maioria por um ecrã táctil no centro, onde se controlam inúmeras funções. A sua utilização fica assim menos confusa e mais intuitiva, havendo ainda a possibilidade de "espelhar" o "smartphone" Android ou iOS nesse ecrã central.
Um claro avanço tecnológico do Mokka, acompanhando afinal o já sucedido no Astra, o que inclui o aparecimento de dispositivos (de série ou em opção) como os faróis em LED e de acendimento automático, sistemas de acesso de mãos livres, de vigilância do ângulo morto, alerta de mudança involuntária de faixa ou de distância mínima de segurança.
O Mokka X terá, de começo, quatro motorizações previstas: duas a gasolina 1.4 turbo de 140 e 153 cv, tendo esta última caixa automática e tracção integral; e duas Diesel de 110 e 136 cv. Esta versão mais potente também poderá ter variante 4x4.