A Lamborghini não frustrou as expectativas e o Urus é uma pedrada no charco do segmento crescente dos SUV. "Sempre que um Lamborghini chega não é preciso ver qual é a marca, o som e o ‘design’ identificam-no imediatamente", dizia Maurizio Reggiani, apresentador de serviço do Urus, responsável pelo seu projecto e desenvolvimento. Mesmo sem ouvir o majestoso V8 4.0 biturbo de 650 cv, vê-se logo que é um Lamborghini só pelo desenho, que se mantém bastante fiel ao protótipo aclamado na sua apresentação, em Abril de 2012.
De repente, quando finalmente a marca ia mostrar ao Mundo o novo Urus, uma falha técnica deitou a festa abaixo e obrigou a um improviso, com os dois Urus a entrarem em palco de forma discreta, sem o espectáculo que mereciam… Por entre as desculpas do presidente Stefano Domenicalli, ao menos passou-se directamente ao que interessava que era conhecer o novo Lamborghini Urus!
Para mais, houve alguns constrangimentos (que também representaram vantagens…) a cumprir, como o de ter de utilizar a plataforma MLB do Grupo VW, já usada por Bentley Bentayga, Audi Q7 e Porsche Cayenne. Na frente, o primeiro motor biturbo da Lamborghini, o V8 de quatro litros, com 650 cv e 850 Nm. "O turbo era necessário porque este carro tem ultrapassar qualquer obstáculo. Também por isso adopta uma caixa de 8 velocidades com conversor de binário, diferencial central Torsen e vectorização de binário no eixo traseiro", explica Reggiani. "Porque tem de ser um carro que se movimente em todas as condições, da cidade, à estrada e à pista, mas também na terra ou sobre pedras como um carro de rali, que possa ‘surfar’ nas dunas do deserto e que não receie condições e baixa aderência como neve ou gelo".
É "só" isto que se espera do Lamborghini Urus, que seja um superdesportivo em qualquer tipo de terreno! Também por isso é o primeiro carro da marca a adoptar suspensão pneumática para poder variar a altura ao solo, desde uma posição muito baixa para rodar em circuitos, até bastante elevada para o "off-road". Sendo um automóvel bastante grande – 5,112 m de comprimento, 2,016 m de largura e 1,638 m de altura (mais comprido e largo mas mais baixo que um Mercedes GLE) –, o Urus tem uma grande distância entre eixos, com 3,003 m. Daí recorrer ao sistema de eixo traseiro direccional já usado no Aventador S para ganhar a agilidade correspondente ao encurtamento da distância entre eixos em 50 cm!
Depois, para que o carro se possa comportar nos limites em todos os terrenos, o condutor tem, ao alcance da mão, na consola central, o comando "Anima" em que pode seleccionar os vários modos de condução: Strada para o dia-a-dia em que o Urus é o único Lamborghini a preocupar-se… com o conforto; Sport; Corsa para usar em pista; Neve; Terra; e Sabbia (areia). Mas um Lamborghini é sempre um carro muito individualista e, por isso, há uma segunda manete sintomaticamente denominada "Ego" que permite ao condutor afinar o carro à sua maneira!
É daqui que irão sair os Lamborghini Urus que, no dizer do presidente da marca, Stefano Domenicalli, "é um ponto de não retorno para a Lamborghini que passará a estar muito mais activa na indústria automóvel". O Urus só chegará ao mercado no próximo ano e, em 2019, primeiro ano completo de produção, a Lamborghini espera fabricar 3500 unidades, duplicando assim as suas vendas. Nesse ano deverá também ser lançada uma versão híbrida "plug-in" do Urus, outra estreia para a Lamborghini…