A nova Toyota Hilux chega ao mercado depois de vendidos 18 milhões de unidades nas sete gerações de um modelo pensado para trabalhar e que se afirmou como uma excelente alternativa para uma utilização no campo do lazer.
A marca japonesa propõe dois tipos de configuração – Cabine Simples de dois lugares, Cabine Extra e Cabine Dupla com cinco assentos. A pick up foi profundamente revista e, para além de um chassis mais sólido para poder transportar até uma tonelada e poder rebocar até 3,5 toneladas, dispõe também de um sistema de tracção 4x4 mais eficiente.
O motor 2.4 turbodiesel com 150 cv conta com um turbo de geometria variável e intercooler, o que representa uma evolução ao nível da resposta e uma redução dos consumos em cerca de 12%. A Toyota reivindica um consumo médio na casa dos 6,8 litros aos 100 km/h. Este bloco de quatro cilindros tem acoplada uma caixa manual de seis velocidades, mas a carroçaria Double Cab pode ser equipada com uma caixa automática.
A nova Hilux tem um novo design, que não fugindo aos padrões tradicionais da marca, faz a diferença face à última geração da pick up. Para além da alteração na forma da grelha dianteira, também surge uma segunda grelha em posição mais baixa. Os grupos ópticos com LED’s contribuem também para modernizar o visual.
O habitáculo foi igualmente renovado. O tablier foi redesenhado e na zona central do painel de instrumentos surgem as informações do computador de bordo relativas à condução. A consola é dominada por um ecrã táctil de sete polegadas com comandos fáceis e intuitivos.
Tudo isto, bem como o novo desenho dos bancos com grande apoio e várias regulações aliadas aos ajustes na coluna de direcção para melhorar a posição de condução, mostra que a nova Toyota Hilux está mais aberta a uma utilização no campo do lazer, sem perder nenhuma das características que a afirmaram como veículo de trabalho.
Nesta óptica, a versão de cabine dupla (desde 37 000 euros) também irá contar com um versão 4x2, cujo preço não está ainda disponível.