Apresentado na última edição do Salão Automóvel de Genebra, o Toyota Yaris GRMN – de Gazoo Racing Masters of Nurburgring – vai chegar ao mercado português no início de 2018 e será a variante mais potente e desportiva da nova gama Yaris.
A potência será enviada exclusivamente para as rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades, sendo que a aceleração dos 0 aos 100 km/h será feita em 6,3 segundos e a velocidade máxima (controlada electronicamente) será fixada nos 230 km/h. A Toyota instalou ainda um diferencial autoblocante mecânico o eixo dianteiro e modificou profundamente eo chassis para que Yaris se adapte ao aumento de potência.
Mas as alterações não terminam aqui. A Toyota instalou uma barra estabilizadora dianteira mais grossa, uns amortecedores da Sachs Performance e um sistema de travões com discos dianteiros de 275 mm. Os pneus escolhidos pela marca nipónica são os Bridgestone Potenza RE050 com 205/45 R17, que serão "montados" num conjunto de jante sfabricadas pela BBS.
Avançando para o habitáculo, a Toyota também operou algumas alterações importantes para acompanhar a transformação exterior. Falamos dos novos bancos desportivos com enorme apoio lateral, dos pedais em alumínio, um novo painel de instrumentos e um volante com um desenho muito próximo do que encontramos no GT86. Já para não falar do "lettering" que nos lembra que estamos numa versão "Gazoo Racing".
Tal como referimos acima, este Toyota Yaris GRMN chega a Portugal no início de 2018 e vai custar 38.500 euros, com a particularidade de só poder ser comprado online, através do site da marca. A fabricante nipónica vai construir apenas 400 unidades, 100 das quais terão como destino o mercado do Reino Unido.