Apesar do mercado continuar a apontar na direcção dos SUV, as berlinas alemãs continuam a ter muita força no sector. Nesse sentido, a Audi acaba de renovar o A4 para uma resposta aos seus principais rivais, o Mercedes Classe C e o BMW Série 3.
O A4 soma já 25 anos de história e mais de 7.5 milhões de unidades vendidas em todo mundo, números que fizeram com que este modelo se afirmasse como um dos principais pilares da Audi. Agora, esta berlina passou por um profundo restyling que não só lhe dá uma imagem renovada como lhe acrescenta mais tecnologia.
No exterior, a alteração que mais salta à vista é a nova grelha dianteira "Single Frame" com oito faces. Está montada numa posição mais baixa e confere ao A4 um "look" mais agressivo. A linha de cintura está mais marcada e as cavas das rodas mais pronunciadas. Isto, juntamente com as saídas de escape alongadas (à imagem da restante família Audi) e com a saliência na tampa da bagageira, garante uma forte presença em estrada e uma personalidade muito vincada.
Também os grupos ópticos foram renovados, com os faróis dianteiros a contarem, de série, com tecnologia LED com iluminação em curva. Na lista de opcionais – ou de série nas versões mais caras - estão disponíveis faróis Matrix LED. Estes A4 podem ser equipados com novos tipos de acabamentos que ajudam a reforçar o carácter exterior deste modelo: Advanced, S Line e Black Line, sendo que este último só está disponível para a variante carrinha (Avant).
E se a carroçaria foi redesenhada, o interior não ficou atrás. O sistema MMi Touch levou uma actualização e passa a contar com um comando giratório, novos processadores gráficos, uma interface personalizável e um ecrã de 10,1 polegadas fornecido pela Samsung. Tudo pode ser controlado através de novos comandos de voz.
Este enorme ecrã complementa o "display" de 12,3 polegadas que assume as funções de painel de instrumentos digital, ainda que este seja um opcional pago.
O novo Audi A4 está disponível com seis motorizações distintas, quatro das quais com tecnologia de microhibridização (MHEV) de 12V. A marca dos quatro anéis garante que esta tecnologia vai permitir poupar 0,3 litros aos 100 km.
Todos os motores podem ser acoplados a caixas automáticas S-Tronic de sete relações ou a transmissões Tiptronic de oito, com sistemas de tracção dianteira ou integral. Mais tarde vão surgir propostas com caixa manual de seis relações.
30 TDI: 2.0 TDI com 136 cv e 320 Nm
35 TDI: 2.0 TDI com 163 cv e 380 Nm – tecnologia MHEV de 12 V
40 TDI: 2.0 TDI com 190 cv e 400 Nm
35 TFSI: 2.0 TFSI com 150 cv e 270 Nm - tecnologia MHEV de 12 V
40 TFSI: 2.0 TFSI com 190 cv e 320 Nm - tecnologia MHEV de 12 V
45 TFSI: 2.0 TFSI com 245 cv e 370 Nm - tecnologia MHEV de 12 V
Além das novas motorizações a Audi também apresentou novos ajustes de suspensão para que o A4 seja mais confortável. Mas se quiser uma suspensão mais desportiva saiba que na lista de opcionais há uma suspensão adaptativa – Audi Drive Select – disponível nas versões com motores a partir dos 190 cv de potência.
Até aparecer a versão RS4, os Audi S4 serão os modelos mais potentes e radicais da gama. A Audi deu-lhe um motor V6 diesel capaz de produzir 347 cv de potência e 750 Nm de binário máximo. Estes números são suficientes para garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h de 4,8 segundos e uma velocidade máxima (limitada) de 250 km/h.
Esta versão conta com um sistema híbrido de 48V com um alternado reversível que pode gerar até 8 kW nas reduções, alimentando assim uma bateria de iões de lítio com 0,5 kW de capacidade que está montada na bagageira. Esta energia é depois usada para alimentar um compressor mecânico que pode garantir uma poupança nos consumos de até 0,4 litros aos 100 km.