O BMW M4 Competition acaba de entrar na sua segunda geração e promete não deixar ninguém indiferente. Partilha quase todos os elementos mecânicos com o irmão BMW M3 Competition, mas conta com uma imagem bem mais arrojada que faz dele o novo "bad boy" da marca de Munique.
A imagem exterior do novo BMW M4 está longe de ser unânime, mas se há coisa que ninguém pode apontar aos designers da marca de Munique é que não arriscaram nem tentaram fazer algo diferente.
Com 4,79 metros de comprimento, é 122 mm mais longo que o M4 Competition anterior, sendo igualmente 17 mm mais largo e 5 mm mais alto. O resultado é uma proposta muito agressiva e com uma forte presença em estrada.
Os dois enormes "rins" dianteiros são o elemento de design em maior destaque neste modelo e, quanto a nós, não há meio termo: ou se ama ou se odeia.
O pára-choques dianteiro conta com enormes entradas de ar laterais que complementem a enorme grelha frontal, ainda que seja a assinatura luminosa muito rasgada a roubar as atenções. De série, o M4 Competition equipa luzes full LED, mas em opção podemos escolher luzes adaptativas com tecnologia Laser LED.
De perfil, e além da linha de cintura muito agressiva e das saias laterais proeminentes, são as jantes que roubam todas as atenções. No caso das versões de tracção traseira, o M4 equipa jantes de 18 polegadas na dianteira e 19 polegadas na traseira. Nas versões de tracção total M xDrive, temos à disposição jantes de 19’’ na frente e 20’’ atrás.
Dentro do habitáculo, destaque para os acabamentos da mais elevada qualidade e para a ampla oferta de elementos desportivos que casam na perfeição com a imagem exterior mais arrojada.
Os bancos desportivos M contam com vários ajustes electrónicos e podem incluir ventilação. Para quem quiser ir mais longe, estão disponíveis os bancos M Bucket em fibra de carbono que além de oferecerem mais suporte lateral, permitem poupar 9,6 quilos.
O volante M multifunções também está presente e mantém, como seria de esperar, os dois botões vermelhos M que permitem aceder às configurações preferidas do condutor.
Debaixo do capot do novo BMW M4 Competition encontramos um motor de 3.0 litros de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo. Esta unidade produz 510 cv e está associada a uma caixa M Steptronic de 8 velocidades que envia a potência para as rodas traseiras. No próximo versão chega uma versão com tracção total M xDrive.
Por comparação com o modelo anterior, estamos a falar de uma aumento de 60 cv e 100 Nm, já que este novo M4 Competition oferece uns impressionantes 650 Nm de binário entre as 2.750 e as 5.500 rpm.
Estes números fazem com que o M4 Competition seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e chegue aos 200 km/h em apenas 12,5 segundos. Quanto à velocidade máxima, está electronicamente limitada aos 250 km/h, ainda que com o pack opcional M Driver’s Package seja possível "levantar" este limite até aos 290 km/h.
Tal como o novo BMW M3 Competition, o novo M4 Competition chega ao mercado em Março do próximo ano, meses antes das versões M xDrive de tracção total, que só ficarão disponíveis no próximo Verão. Ainda não foram divulgados os preços para o nosso país.