Depois de ter mostrado as primeiras imagens há umas semanas, a Citroën acaba de apresentar ao mundo o novo C4, que também chega com uma variante totalmente eléctrica, denominada ë-C4.
O novo C4 substituiu assim o C4 Cactus, ainda que mantenha o mesmo visual de crossover. Porém, adoptou a nova linguagem de estilo da marca gaulesa, onde se destaca a assinatura luminosa dianteira em "V", tal como já tínhamos visto no renovado Citroën C3.
Também a secção traseira é totalmente nova, com a assinatura luminosa agressiva a combinar na perfeição com a linha de tejadilho desportiva, ao estilo coupé, que termina com um ligeiro spoiler.
Mas se o design exterior é atrevido, feito para agradar às famílias mais jovens, o interior assume-se como uma proposta de linhas minimalistas e recheada de tecnologia. Prova disso são os dois enormes ecrãs que surgem em frente ao condutor, com o painel central ultrafino a ter 10 polegadas.
Com 4360 mm de comprimento, 2670 mm de distância entre-eixos, 1800 mm de largura e 1525 mm de altura, o novo C4 garante cotas de habitabilidade muito satisfatórias, ao mesmo tempo que oferece uma bagageira com 380 litros de capacidade.
Respeitando as tradições da marca francesa, o novo C4 conta com bancos Advanced Comfort, pensados para garantir o maior conforto possível, e com as "Progressive Hydraulic Cushions" (batentes hidráulicos progressivos).
Quanto aos motores, há opções para todos os gostos, tal como as restantes marcas do Grupo PSA 8com excepção da DS) já nos têm vindo a habituar. O novo Citroën C4 é oferecido com versões Diesel, a gasolina e até uma variante eléctrica (já lá vamos).
Entre a oferta Diesel destaca-se o BlueHDi 110 e o BlueHDi, com 110 e 130 cv de potência, respectivamente. O primeiro forma equipa com uma caixa manual de seis velocidades, ao passo que o segundo, mais potente, surge associado a uma caixa automática de oito relações.
Já a oferta a gasolina assenta nos PureTech 100 e PureTech 130, com 100 e 130 cv e caixa manual de seis velocidades, e PureTech 130 e PureTech 155, com 130 e 155 cv com caixa automática de oito relações.
Esta é, talvez, a maior novidade deste modelo, que agora conta com uma versão ë-C4 totalmente eléctrica. Equipada com um motor eléctrico de 100 kW, o equivalente a 136 cv, alimentado por uma bateria com 50 kWh de capacidade, o novo eléctrico da marca francesa apresenta-se com uma autonomia de 350 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP.
Mas sempre que se fala de eléctricos, a grande questão é o tempo que as baterias demoram a carregar. Com este ë-C4 não é diferente e podemos já dizer-lhe que numa tomada doméstica convencional são necessárias mais de 24 horas, número que desce paras as 15 horas com uma tomada reforçada de 16 A (Green’up Legrand) e para as 7h30min com uma Walbox de 32 A em sistema monofásico.
Por fim, num posto de carregamento rápido de 100 kW, é possível carregar a bateria até aos 80% em apenas 30 minutos, sendo possível recuperar uma média de 10 km de autonomia por minuto.
Outro dos grandes argumentos do novo C4 diz respeito à segurança, já que a Citroën propõe 20 sistemas de segurança e de auxílio à condução. Neste último capítulo, destaca-se a ajuda ao estacionamento lateral, a câmara de marcha-atrás e o sistema de ajuda aos arranques em subida. Já no campo da segurança aquilo que mais salta à vista é o sistema de travagem de emergência, o cruise control adaptativo com função Stop & Go, o alerta activo de transposição de faixa e o sistema de vigilância do ângulo morto.
O novo Citroën C4 chega a Portugal no próximo mês de Dezembro, mas as encomendas abrem bem antes, durante o Verão. Quanto aos preços, ainda não foram anunciados.