A Alpine volta a atacar o mundo da combustão extrema com uma derivação brutal do seu carro de eleição: são 325 cv de poder total, para o fantástico A110 R Ultime que na pista até podem chegar a uns brutais 345 cv.
Exclusivo quanto baste, ou não fosse esta série limitada a 110 exemplares, tem como cartão de visita o "roubo" de 20 segundos ao "convencional" A110 R numa volta completa ao circuito Nürburgring-Nordschleife.
Tudo tem um preço para estas prestações e este bólide não é excepção: em França está cotado nos 265 mil euros, que facilmente sobem aos 330 mil na especialíssima versão La Bleue!
Revelado no salão automóvel de Paris em Outubro, logo o Alpine A110 R Ultime se tornou o centro das atenções por ser apontado como o mais radical de toda a gama iniciada em 2017.
O caso não era para menos já que anunciava-se como o derradeiro desportivo alimentado a gasolina da insígnia francesa antes de abraçar a electromobilidade em definitivo.
Mesmo assim, há quem possa ficar desiludido com a potência oferecida, já que são apenas mais 25 cv face aos 300 oferecidos pelo A110 R Turini; os 345 cv apenas são conseguidos com um índice de octanas de 102 RON.
Trata-se dum combustível próprio para o desporto automóvel que não será possível de encontrar na estação de serviço mais próxima, obrigando os potenciais pilotos a contentarem-se com os 325 cv dados pelo 98 RON.
Salva-se a mais rápida disponibilidade da potência total às 6.000 rotações por minuto (rpm) contra as 6.300 do antecessor, conseguida pela modificação no turbocompressor.
E, com a nova caixa automática DCT6 para lidar com aquele poder suplementar, o binário sobe dos 340 para os 420 Nm conseguidos a partir das 3.200 rpm, para uma relação de peso-potência de 3,2 kg/cv.
Mesmo assim, o ganho no "disparo" dos zero aos 100 km/hora em 3,8 segundos são "quase" residuais, resultando apenas numa poupança de uma décima de segundo.
O segredo para a melhor agilidade e velocidade em curva está no redesenho do chassis em alumínio, assim como no motor, travagem e aerodinâmica.
A suspensão também foi completamente reconfigurada com os novos amortecedores Ohlins TTX, reguláveis em altura, e com regulação hidráulica bidireccional para a compressão e recuperação.
Ganha ainda novas jantes forjadas de 18 polegadas à frente e de 19 atrás, enquanto o sistema de travagem foi reforçado com discos compostos de maior diâmetro (330 mm) e pastilhas inspiradas no desporto automóvel.
A calçar as rodas, que foram optimizadas em termos de peso, estão pneus PS CUP 2, desenvolvidos especificamente pela Michelin para o A110 R Ultime.
Soma-se ainda a reformulação da aerodinâmica, destacada pelo divisor com um "lábio" flexível, as aletas no pára-choques dianteiro e as placas terminais no traseiro.
As melhorias são complementadas pelo spoiler e pela asa traseira biplana ajustável, bem como uma cauda de pato na linha de cintura.
Conseguiu-se desta maneira mais 160 quilos de força descendente, mesmo se o peso do desportivo mantém os 1.090 quilos do A110 R Turini.
O habitáculo mantém a mesma configuração do R convencional, mas aberto a múltiplas personalizações segundo o programa Atelier Sur-Mesure.
Novas combinações cromáticas interiores e exteriores incluem 28 tons para a carroçaria, dez cores em pele e 14 em Alcantara.
Muitas das características exteriores incluem elementos aerodinâmicos em fibra de carbono para o capô, tejadilho e vidro traseiro.
E, em parceria com a Poltrona Frau, os estilistas da Alpine criaram um interior com tipos e tonalidades especiais de pele com requintes específicos.
Estofos em pele premium e Alcântara podem decorar os bancos e os painéis das portas, sem esquecer a consola, o painel de instrumentos e os puxadores, sem esquecer inserções próprias a realçar o ambiente geral.
O extremo da personalização é proposta nos 30 dos 110 exemplares da série limitada, com uma versão La Bleue abrilhantada pela pintura exterior com gradação de dois azuis, e o interior exclusivo em pele preta e azul.
Ainda sem preços definidos para o nosso país, o Alpine A110 R Ultime começa nos 265 mil euros em França, chegando aos 330 mil nesta última variante ainda mais exclusiva.
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