Para quem é avesso aos SUV que dominam as estradas um pouco por todo o mundo, há uma nova carrinha eléctrica dirigida às famílias.
A Volkswagen ID.7 Tourer assume os códigos estilísticos da berlina de que descende, e se o espaço a bordo se mantém, a bagageira é mais generosa.
Estreada mundialmente esta segunda-feira, a abertura das pré-encomendas no nosso país está prevista para o segundo trimestre deste ano.
Depois do Volkswagen ID.7 lançado em Abril passado, está prestes a chegar às estradas europeias a variante ID.7 Tourer.
O lançamento não elimina a Passat Variant do catálogo da insígnia alemã, renovada recentemente nas suas ofertas híbridas plug-in e a combustão.
A marca germânica afirma que, em termos de estilo, é uma fusão entre as linhas clássicas da Passat com o formato shooting brake do Arteon.
Se à frente nada a distingue da berlina, é obviamente na traseira que estão as principais diferenças.
E essa ideia é logo perceptível no tejadilho alongado, a terminar de forma feliz na porta da bagageira.
O espaço do porta-bagagens é mais do que generoso, ao oferecer até 605 litros de capacidade, que pode subir até aos 1.714 com os bancos traseiros rebatidos.
Os 4,96 metros de comprimento que mede e os 2,97 metros de distância entre eixos confirmam o amplo espaço a bordo.
O conforto a bordo não é descurado, à conta de pormenores como a regulação eléctrica dos bancos ergoActive à frente com uma nova função de massagem.
Somam-se também as saídas de ar accionadas automaticamente por pequenos motores, e o ar condicionado automático.
Outra inovação a bordo é o tecto de abrir panorâmico, com as camadas de vidro a poderem ser comutadas electronicamente entre opaco e transparente.
Novidade é o Wellness In-Car para ajustar várias funções através dos três programas Fresh Up, Calm Down e Power Break já pré-configurados.
É através dessa aplicação que se acede, consoante o nível de equipamento, à iluminação ambiente, sistema sonoro, ar condicionado e à função smart glass.
A climatização e massagem dos bancos, bem como o sistema de iluminação ID.Light e o ecrã multimédia também podem ser controlados pela solução.
A arquitectura do posto de condução está mais compacta com a introdução de origem do novo visor head-up de realidade aumentada.
O painel de instrumentação de cinco polegadas reúne apenas dados essenciais, como a velocidade e a capacidade da bateria.
Todas as outras funções são geridas a partir do ecrã multimédia de 15 polegadas, já com a aplicação ChatGPT.
A Volkswagen ID.7 Tourer comporta o mesmo propulsor de 210 kW (286 cv) e 545 Nm da berlina a dar tracção às rodas traseiras.
A suportá-lo estão baterias com 82 kW para a versão Pro, e 91 kWh para a variante Pro S, com a primeira a permitir percorrer até 610 quilómetros e a segunda a bater nos 685.
São menos 15 quilómetros de autonomia face à berlina em qualquer um dos casos, justificado pelo maior peso e pelo pior coeficiente aerodinâmico de Cx 0,24.
A diferença também está na capacidade de carregamento em corrente contínua: 175 kW na mais pequena e 200 kW na maior.
A Volkswagen ID.7 Tourer será produzida na fábrica alemã de Emden, onde já são fabricados a berlina ID.7 e o SUV ID.4.
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